lunes, 9 de agosto de 2010

Grande coisa, sim! Obrigada.

De tempos em tempos surgem umas expressões que cai na boca do povo. Nessa hora eu sou bem conservadora, acho a maioria delas um horror! Aquelas do tipo "fala ai, fala sério, tá ligado, tipo assim, na moral.... E as palavras novas? Tipo namorido, quase tive um ataque quando ouvi isso pela primeira vez, achei um horror porque para mim significa que nao é nem namorado e nem marido até que me explicaram que era o contrário, é romântico porque é o namorado que também é marido, ou o marido que também é namorado... Ah tá! Continuo achando um horror e coisa de gente que não sabe o que quer na vida!

Mas ultimamente eu ando pensando numa outra expressão. Lembram que teve uma época que se falava "grande coisa!"com um tom de deboche e significando exatamente o contrário? Eu tenho uma amiga na IBM que me ligou um dia e qdo eu atendi e falei meu nome ouvi isso "grande coisa!". Não tive dúvidas, respondi "obrigada!" resolvi levar ao pé da letra e aceitar o elogio. Bom, ela repetiu isso em várias outras ligações e eu passei a gostar do elogio e agradecia sempre e a gente sempre acabava, aliás, começavamos a ligação rindo.

Eu guardei uma outra coisa na minha memória dessa expressão. Um dia estávamos eu,  a Ka (Karen querida!! mil saudades)  e mais alguém, que nao lembro quem era, conversando. E de repente a Ka vira e fala assim: "a Ju se acha grande coisa". Com a Ka nunca se sabe o que vêm, ainda mais naquela época, quando ela era meio rebelde meio anarquista, possuidora de uma crítica mordaz que só as pessoas muito rápidas e inteligentes conseguem ter... confesso que gelei, ai vêm, pensei.  E não é que ela docemente, vira e fala "e ela tá é mais do que certa!" Ufa! escapei da mira mordaz. 

Porque ando pensando nisso? Porque venho me sentindo assim. Venho me sentido uma "grande coisa" mas não no sentido contrário, mas sim no sentido literal. Ando me sentindo absolutamente feliz, importante, amada, respeitada, admirada. E isso faz com eu me ache linda, inteligente, capaz. E vejo isso todas as vezes que olho nos olhos do Jeff. Sinto o amor que ele tem por mim, sinto a admiração que ele tem por mim, sinto o respeito e o carinho. E finalmente entendo porque fiquei tanto tempo solteira, era isso que eu procurava, alguém que eu respeito e admiro e vice-versa. Eu sei que ele sente orgulho de me ter. Entendo que esses são os pilares de um relacionamento saudável, sentimentos positivios, que fazem ambas as partes crescerem. 

Hoje parece fácil falar e entender isso. Não foi assim no passado. Quantas vezes não me senti a última pessoa no mundo porque o telefone não tocou, ou "ah... viagem de trabalho", "tenho muito trabalho", "vou estar muito ocupado", "já to com viagem marcada" e no fim ficava sozinha em casa, ou me enchendo de atividades para não ficar sozinha em casa...

O Jeff trabalha muito e dedica longas horas a empresa. Ele tem um sonho, quer fazer essa empresa acontecer. Levanta de madrugada, trabalha nos fins de semana e é só eu virar as costas que ele volta para o micro ou fica no blackberry. Mas nunca me fez sentir sozinha. E me faz entender que tudo isso que ele faz hoje é para o nosso futuro. E em cada sonho que ele tem, em cada desejo que ele tem, eu to lá. Hoje os sonhos dele são os meus sonhos. Os desejos dele são os meus desejos. São simples desejos de estarmos juntos, bem e felizes. Claro que tem mais.  Mas eu amo essa base, o resto, o resto vêm. 

Portanto, somos todos "grande coisa" sim! Resta encontrar aqueles que sabem reconhecer isso. Começa com a gente mesmo, começa com a nossa auto-estima. E "pernas para que te quero" de quem não acha o mesmo!

5 comentarios:

Karen's updates dijo...

Mana,
tive que rir alto depois de ler a maneira como voce me descreveu. Abri o blogger para escrever meu post final (mais 3 dias e 3 anos se passaram), quando vi que tinha escrito e comecei a ler.
Fico muito feliz em saber que voce encontrou alguem que te respeite. Espero ter a mesma sorte, muito em breve!!!!! Boa viagem para o Brasil, desta vez nao vai dar para a gente se ver, mas nao estou preocupada. Porque voce estara sempre na minha vida - porque eu amo gente que eh grande coisa (de verdade) e fica sem graca quando a gente elogia... Beijos!!!!!

judit kong dijo...

Oh Mana linda! A gente nao vai se ver mas vc vive no meu coracao e apesar da saudade, sei que vamos nos ver sempre ao longo das nossas vidas. Que seu caminho seja iluminado, que vc encontre um ser lindo que te ame e respeite muito e que vc encontre seu novo lar, de preferência na França para eu poder te visitar rapidinho! Qto aos elogios, fico sem graça sim! Mas fico feliz, claro! Obrigada, querida. Bjos e amor!

Kiko dijo...

Meninas,

Os grandes prazeres acontecem nas pequenas coisas. ler, sentir, viajar, encontrar amigos...
São nessas palavras que sinto cada uma de vocês e minha mente se transporta para perto de vocês e ... que momento feliz !
Sei que sou repetitivo, mas agradeço ao mundo pela existência de vocês e pela amizade.

Bjs,

Kiko

judit kong dijo...

Oh Kiko, que palavras lindas!!!! Fico sempre emocionada quando vc aparece aqui e deixa esses recadinhos mais do que fofos!

Tem gente que mora no coração da gente e que não vai sair de jeito nenhum. Vc com certeza mora no meu coração "forever". Saudades, querido!!!

To em Sampa, vou te ligar, quero te ver!

Bjos!

claudia dijo...

Eu sou MUITO feliz. Tenho a Ka, o Kiko, a Ju, a Ale, a Andrea e tanta gente linda que me companha mesmo longe do outro lado do mundo, mas que no fim das contas mora aqui comigo. Nao preciso de mais nada.