jueves, 29 de enero de 2009

Comida

Eu adoro ler sobre comida. Leio receita, dicas de restaurante, curiosidades sobre comida. Acho esse tema maravilhoso. Adoro viajar e comer as coisas típicas de cada lugar. A comida faz parte da cultura de cada país e considero uma riqueza poder provar, degustar, engolir tudo que vejo. E não to falando de restaurante chique não, to falando de comer salsicha no trailler de rua em Viena, de comer crepe na rua em Paris, de comer castanhas na rua aqui de Madrid, de comer bolinho chines nas ruas de Shanghai ou ai mais pertinho, comer pastel na feira, comer pernil no Estadão de madrugada. Só o pernil do Morumbi não tive coragem não....

Ou de entrar nos sujinhos e apontar para o que o cara do lado está comendo por absoluto desconhecimento do que seja.

Eu conheço alguns muquifos na Liberdade onde vou muito com a minha família e as vezes com alguns amigos que eu sei que não vão ficar torcendo o nariz e sim apreciando a comida. Bom e barato, só não dá para dizer que é bonito.

Há muito anos atrás, eu lembro de alguém do trabalho que disse que havia viajado para o Méxcio, Cancun e que tinha comido todos os dias no MacDonalds. Não falei nada. Acho que um misto de surpresa, tristeza e educação. Achei tão pobre. 

Bom, eu coloquei aqui 3 sites de comida que eu simplesmente amo. Entro todos os dias e fico triste quando não tem posting novo. 

Adoro o Marcelo Kats, ele é meu ídolo, come de tudo também, dá dicas de lugares simple e inventa ou prova umas gororobas. Hoje em dia ele tá mais metido e comercial mas os postings antigos ainda tem dicas de muquifo no centro. Ótimo.

A Rita Lobo é chique, família, tem uma coisa mais de literatura. A Alessandra Blanco é mais estrela, mas como viaja muito sempre tem dicas de lugares do mundo. 

O engraçado é que eu leio muito e não tenho paciência nenhuma para seguir uma receita. Tento fazer tudo de cabeça, lembrando das coisas que li, misturando uma coisa ali e aqui. Mas infelizmente não tenho aquele dom de transformar coisas em ouro culinário. Sei que cozinho bem o dia a dia, dá para comer. 

Aqui eu ando cozinhando, como faz frio, as opções no supermercado de frutas e verduras são bem reduzidas. E devido ao frio, dá mais vontade de comer coisas pesadas, sopas quentes! Então tenho feito coisas que comia na infância, sabe carne com batatas? sopa de macarrão? E por ai vai.

Mas o fofinho aqui engorda fácil e resolvemos reduzir as calorias noturnas. Tirar carboidrato e comer mais levinho. Eu ainda faço arroz, coloco pão porque eu morro de fome!

Então outro dia, meio que sem vontade de cozinhar, resolvi fazer uns espetinhos. Afinal é só cortar tudo em cubo, quadrado e juntar no espeto. Primeira dificuldade, não tem espeto. Segunda dificuldade, não tem grelha. Ah, vai assim mesmo. 

Ficou tão fácil de fazer, rápido e gostosinho que resolvi fazer de novo e tirar fotos para por aqui!

Espetinho Grelhado de Frango e Legumes (sem espeto e sem grelha) para 3 unidades:

18 cubos ou quadrados de frango
15  de abobrinha
15 de tomate cereja
15 de cebola
15 de pimentão

Heheheeh, é tudo aproximado viu? E use o que tiver na geladeira, só cuidado com o tempo de cozimento, os mais duros primeiro e no final, os tomates.

Temperar frango com sal, pimenta, vinagre, azeite e shoyo. E salpicar um pouco de sal nos legumes na frigideira. E finalizar com gotas de shoyo antes de desligar.




E ai eu montei os espetos na mão! Meu testador disse que ficou ótimo! Achei que é bom para dar para as crianças. Tem carne, vegetais, fica fofo e gostoso.

Bon appetit!


3 comentarios:

claudia dijo...

Quem diria Juju na cozinha ! Ainda lembro da epoca que a unica que saia era... arroz branco na panela japonesa que a gente tinha!
E isso ai - Evolution !

Anónimo dijo...

Ju querida, estou amando seu blog!!! Ainda bem que eu consegui colocar comentarios... rsrsrs beijos com saudades, van

judit kong dijo...

Bom dia, amigas queridas e do coração.!

Clau,

vc lembrou então da época de vacas gordas! Lembra do dia que chegamos e não tinha água???!!! Bom, lembro que saímos e comemos espetacularmente. Sempre fomos boas no plano B.

Van,

e continua colocando comentários, pelo menos sei que alguém me lê. Fico bem feliz que vc esteja gostando. De certa forma, descubro que escrevo para mim também. Tem dia que acordo e tenho tanta coisa para colocar que me perco um pouco. E o que deveria ser para colocar o meu dia a dia, está virando mais meus pensamentos e memórias.

Obrigada, meninas