viernes, 30 de enero de 2009

Gratidão e felicidade

Eu quero falar de gratidão. E quero falar de felicidade. Para mim, nesse momento de vida, andam juntos. Eu não sei quando, ou em que momento eu comecei a entender essas duas coisas. Mas sei que as vivencio há um bom tempo. 

Quando criança, no colégio, eu tinha duas boas amigas, fazíamos tudo juntas, morávamos perto. Foram minhas primeiras amigas e crescemos juntas até virarmos adolescentes. Éramos uma loira, uma morena e eu oriental. Um trio bonito, andando pelas ruas de Osasco, cidade onde nasci, estudei e vivi até entrar na faculdade.

Éramos companheiras constantes, e eu sentia uma pontinha de inveja delas porque elas tinham família no interior e na praia e sempre sumiam nas férias. E voltavam sempre cheias de histórias, principalmente quando viramos adolescentes e então vinham as histórias dos paqueras surfistas.

Lembro que um dia uma delas estava muito triste, e chorava de soluçar. Olhou para mim e perguntou " vc sabe o que é ser feliz? eu acho que nunca fui feliz na minha vida!" Quem disse que ignorância é ruim? Eu nunca havia pensado naquilo. E talvez nunca tenha sofrido daquela forma por aquilo.

Mas sei que fiquei bem surpresa. Como ela, loira e linda, a menina mais bonita da escola que namorava o menino mais bonito da escola, inteligente, classe média, férias fora, roupas lindas, bronzeada, saúde perfeita... Como podia não ser feliz? Se ela não era, quem seria.

E logo depois eu sai de Osasco, passei a morar em Sampa, pegava meu onibus para ir para a faculdade e um dia, dentro do onibus, indo para a GV fazer educação física a noite, uma noite quente, boa de verão, ouvindo uma música de algum rádio, me deu uma sensação tão boa. De absoluto prazer e agradecimento pela vida.

E comecei a entender que o importante é reconhecer esses momentos. Que felicidade não é 
uma fase da vida mas o reconhecimento desses momentos de prazer. 

Ontem eu fui correr aqui pelas ruas do bairro, não fazia frio, nem vento. Temperatura de 14 graus! Fui correndo, ouvindo meu ipod, vendo as pessoas, sentindo a adrenalina, a seratonina, o cansaço, o coração disparado. Cruzei com um senhor que me disse para não correr tanto. Ri, continuei minha marcha. Não pude evitar um sorriso feliz quando terminei.

Aprendi a agradecer também, por ter saúde, por ter vontade, por não me acomodar e principalmente por saber aprender. Tanto coisa para aprender nessa vida. Aprendi a lutar, aprendi a ganhar a vida e agora aprendo a viver com menos, a viver simplesmente.  

O que vou fazer eu ainda não sei, mas agradeço de coração a oportunidade de estar aqui e agradeço o acolhimento e o amor do Manu. E agradeço a vida.

Eu tenho tentado desenvolver mais o lado espiritual, por isso a procura pela yoga, a terapia, o autoconhecimento. E aprendi a rezar: eu aceito, eu entrego, eu confio, eu agradeço. E vivo um momento estranho, revés. Quanto menos luto, mais tenho.

Namastê.

6 comentarios:

claudia dijo...

Ju, Nao sei porque mas estava querendo te enviar um extrato de um livro de Amos Oz (um autor que adoro) que me emociona muito - ai vi seu tema de hoje e vi que era a hora. Ai vai
"Manha de felicidade cor de laranja todos os desejos estao desligados e so o deleite esta bem aceso. Hoje o medo, a dor e a vergonha estao longe de mim, tao longe quanto um sonho esta longe de outro. Tiro os sapatos e com a mangueira do jardim rego meus pes, as mudas tenras e a luz. Tudo aquilo que perdi ja foi esquecido, o que me fez sofrer se dissolveu, o que deixei escapar, escapou, e o que restou e suficiente". Pura gratidao.

claudia dijo...

Otro comentario - me de cuenta de que ya estas hablando portunol!!!! Tem palavras que eu ja incorporei e nem me lembro da palavra em portugues. Tipo reves, viste, lastimar, veni, roto. Bienvenida al club mana.

Anónimo dijo...

Ju soy Marcelo...Te escribo en español así te vas acostumbrando...Clau me pasó tu blog porque se cansó de que lo lea por encima de su hombro en la compu de ella...Me encanta leerlo!...No puedo negar que sos una chica valiente al animarte a este emprendimiento de"publishing"...Ahora hay que tener constancias para no abandonarlo...Viva la vida!
Beijos.

judit kong dijo...

Clau, amei o trecho. Tem razão, é o que busco. Eu conheço sua paixão por esse escritor, eu lembro de ter lido um livro dele por sua causa, acho que vc tinha em casa. Me lembro (ops, tava escrevendo "me acuerdo" hehehehe) da descrição de um por do sol, mas não lembro o nome do livro. Algo como "noite ou dia". Bom, me dá a biografia mana!

Ma, yo tengo un poco de verguenza de escribir en espanol porque sé que el mio es muy malo pero me alegro de intentar (pero perdoname los errores). Me encanta que tu me estes leyendo. Gracias por tus palabras. No te preocupes porque tengo muchas cosas por compartir. Te echo de menos, que bueno que me envió estas palabras.

Karen's updates dijo...

Me fez pensar em Guimarães Rosa, que dizia que a felicidade só acontece em raros momentos de distração...

judit kong dijo...

Aaaaadoooororoooo amiga culta! Valeu, mana. Bjos