miércoles, 22 de julio de 2009

Tem gente que só vê o que quer ver

Minha irmã tem um amigo que trabalha na UCLA, a universidade de Los Angeles, e ele indicou ela para participar de uma banca palestrante que foi feita para os alunos de um grupo de MBA do IBMEC que vieram fazer o intercâmbio do curso.

Eles vieram no Porto de Los Angeles, que na verdade é um porto só, dividido em dois o de Los Angeles e o  de Long Beach porque são duas cidades separadas. Esse porto é considerado o maior do mundo em quantidade de conteiners. Mas também foi devidamente explicado que existem outras métricas como por exemplo, o de Tubarão, em Vitória, é considerado o maior do mundo em peso transportado, afinal é por ali que sai boa parte da produção de aço e grãos do Brasil.

Houve uma palestra inicial, sobre a operação do porto, que realmente me deixou bem impressionada porque eles são regidos pelo Governo, pelo Estado e pelo Município, além de terem todos os órgão do Governo, numa verdadeira sopa de letras, atuando.  E tudo piorou depois do 11 de Setembro, depois dos remédios fraudados e da melamina no leite da China. Mas o que me impressionou mesmo foi o tamanho do orçamento de investimento, para construção de estradas (dentro do porto), tecnologia em logística, trens, troca de caminhões e outras melhorias para enfrentar a questão ambiental, além claro da segurança. Diz minha irmã que a ponte que liga ao porto já foi fechada várias vezes por denúncias de bomba.

Logo depois fomos fazer o tour pelo porto, de barco. Muito impressionante, diz que ali foram feitas várias cenas de filmes e realmente alguns lugares me pareceram familiares.

Eu estava conversando com o grupo quando alguém perguntou para minha irmã onde tem um bom restaurante brasileiro. Eles tem um total de 20 dias aqui na Califórnia, me surpreendeu que eles já estivessem com saudades da comida brasileira. Comentei e eles me falaram que não aguentavam mais comer hamburguer. Que já tinham comido 19! Como assim? Eu nunca como hambúrguer aqui, hambúrguer, assim como pizza, é bom no Brasil! Aqui eu como comida do mundo inteiro!

Essa história de que São Paulo tem a maior cozinha internacional do mundo é balela, enganação. Cozinha internacional é aqui! Qualquer centro comercial (que aqui eles chamam de shopping center), desses que tem uma loja grande tipo Walmart, Target, Bed Bath & Beyond, Macys, Office Depot e outras lojas menores, como farmácia, ótica, lavanderia, supermercado, banco, tem sempre uns três ou quarto restaurantes dos mais variados, além dos tradicionais fast food, claro. Mas pela ordem sempre tem: mexicanos, chineses, italianos, gregos, árabes, tailandeses, japoneses, indianos, coreanos, vietinamitas. E a preço de comida normal. 

Ás vezes o restaurante é só uma portinha, cuja cozinha, administração e atendimento é feito pela própria família. O restautante é em geral, bem simples mas a comida é ótima! Imagina se no Brasil podemos comer comida tailandesa ou indiana por menos de $10 dólares, ou R$20 reais?! Claro que não! No Brasil restaurante tem que ser bonito. E pagamos por isso. Aqui te trazem água (da torneia, ás vezes, filtrada) com gelo e uma pequena entrada e a cultura é de levar o que vc não comeu (vira almoço no escritório no dia seguinte), então te trazem a embalagem. Tudo isso é gratis. 

Outro dia fui jantar com uma amiga muito querida, a Ione. Fomos comer num restaurante italiano, trouxeram uns pãezinhos quentes, um bom azeite, ficamos na água mesmo, escolhemos dois pratos que eram gigantes, não conseguimos comer nem a metade, dispensamos a sobremesa e levamos o que não conseguimos comer. Na conta só veio o preço do prato, algo meio raro de acontecer no Brasil.

Mas claro, dizem que comida nos Estados Unidos é horrível, terra do hambúrguer e do fast food. Então foi isso que eles comeram. 

Obs: a foto é de Belmont Shore, em Long Beach. Uma rua cheia de restaurantes e lojinhas. Aqui tem todo tipo de restaurante e cafés, uma delícia. E tem o melhor libanês que eu já comi, chama Open Sesame Grill. A batata frita é gordinha, com alho, ervas e limão... de chupar os dedos.


3 comentarios:

claudia dijo...

Eca! 19 dias comendo hamburguer? Nem que eu me esforce muito! Aproveita mana, come de tudo, marca receitas e ensina pra gente. Alias, eu quero aprender a usar WOK... faz um curso ai vai? Nao sei que molho eles botam... parece que de ostra, ve se descobre os misterios dos temperos.
Beijos!

Karen's updates dijo...

Tem gente que nasceu para viajar (voce, a Clau, eu!) - tem gente que nasceu para ficar em seu pais. Viajar eh uma arte, requer antes de tudo curiosidade. Falando nisso, veja o site viajologia, do Haroldo, que eh amigo da Dede e eu o conheci em Delhi no ano passado (viajando, eh claro!). viajologia.com.br
Hamburguer, nem de soja, hehehe.
Beijos

claudia dijo...

E viva o locro! Eh isto mesmo Ka, tem que ter sede de conhecer, de olhar o outro, do que nao eh comum ou obvio. Beijos!