martes, 21 de abril de 2009

Fale Conosco

Bom, como eu não sabia se ia ficar 3 meses ou 6 meses fora do Brasil, resolvi me garantir e juntar todos os documentos para fazer o meu imposto de renda e deixei preparado no Brasil.

Confirmado que só volto em Maio, acionei o contador para retirar os documentos e preparar o IR. Só estava faltando os comprovantes dos bancos e o de renda das empresas, porque eles costumam enviar em Fev. Achei que receberia em casa mas como não recebi nada, passei a semana passada na internet, tentando gerar as informações com cada uma das instituições. Banco foi facinho, eles tem no próprio site, duro foi lembrar da conta que eu tinha pela Abril. Por essas coisas que eu simplifiquei minha vida, tenho um cartão de crédito que é débito e uma conta bancária, só. Isso me lembrou que preciso fechar urgente essa outra conta. Informe de rendimento teria que pedir para a IBM e a Abril.

2008 foi um ano estranho, eu pedi demissão duas vezes, tecnicamente pedi demissão da IBM em Nov de 2007 mas só sai no final de Jan de 2008. Depois de viajar um pouco, entrei na Abril, experiência ótima, mas estava muito dividida entre o coração e carreira. Optei pelo coração e pedi demissão novamente. Então, eu tinha que ter um informe de rendimentos das duas empresas. E sem querer, acabei fazendo um teste do Fale Conosco de cada uma.

Claro que conheço muita gente nas duas empresas, mas não quis incomodar ninguém. E afinal, é uma informação que as empresas devem fornecer portanto resolvi tentar.

No dia 14 de abril, entrei no site da IBM e da Abril e, através do Fale Conosco de cada site, enviei um email informando que era ex funcionária, solicitando o informe e pedindo o correto direcionamento.

A Abril se saiu bem melhor. No dia 15, recebo um email do time de RH com o meu informe. O Fale Conosco recebeu meu email, enviou para o RH que me respondeu. 24 horas, not bad at all.

A IBM, bem... No dia 15, recebi também um email, agradecendo o contato, direcionando para RH e me pedindo para entrar no site da empresa e preencher uma pesquisa de atendimento. Bom, como não tinha solução ainda, não fazia nem sentido responder a pesquisa. No dia 20, recebo um email do RH da IBM me dizendo que a solução para o meu chamado era enviar um email para Infrend para solicitar meu informe. E avisando que estava encerrando o chamado. 5 dias, chamado encerrado e eu sem o meu informe. Começar de novo...

Grande empresa mas uma soluçõe pífia. O mais estranho é que com certeza, para as duas áreas da IBM, as estatísticas devem estar ótimas porque ambas encerraram o chamado.

Bom, anyway, pontos para a internet. Consegui tudo, documentos enviados ao Josué, contador. Declaração entregue e, melhor parte, créditos a receber.

2 comentarios:

claudia dijo...

Ai, me lembro quando anda ficava contente com a declarcao, sempre tinha uns "mils" para recebr de volta... Agora nao pago e nao recebo e o patrimonio ainda caindo ano a ano (pelo lado positivo - ainda tem o que cair!). Muita ocisa funciona bem no Brasil. so se valoriza quando saimos - Exemplos : sistema bancario, home banking, detran, sistema de pontucao de carteira (eu ja perdi a minha uma vez lembra?), cartorios automatizados, call centers (pelo menos tem processos de atendimento e orgaos tipo anatel, etc.. que fiscalizam). Aqui na Argentina eh o paraiso futuro das consultorias de processos. As empresas simplesmente nao tem, nao sabem o que isto. Uma zona total, ja imaginaram ligar para a Telefoinica por 4 dias seguidos e nao ser atendida por ninguem ? Passou comigo aqui com a Telecom - ligue mais tarde... Aqui nao tem Anatel e multa para mau atendimento. As vezes me sinto no velho oeste. Agora vejo o quanto o Brasil e civilizado e moderno!

judit kong dijo...

Clau,

to torcendo para que dê tudo certo ai e o patrimônio comece a subir como um rojão.

Qto ao atendimento, tem razão. No Brasil tem muita coisa que funciona bem mas não tinha idéia que aí era tão diferente. Aqui eu ainda não testei nada e fico até feliz. Vejo muita gente indo ao banco pagar contas mas sistema financeiro como o nosso, realmente não tem igual. Resquícios daquela inflação absurda, época que o salário era em milhões de algo (cruzado, cruzado real, cruzeiro...).

É, neto não vai acreditar nessas coisas...