miércoles, 29 de abril de 2009

Dia do Livro



Dia 23 de Abril foi Dia do Livro aqui na Espanha. E dia de São Jorge. Aqui dia de um santo é super importante, lembrando que quem tem o nome do santo ganha presente nesse dia.  E eu fui passear lá no centro e ver o que rola. Tão legal! Montam umas estantes, barracas na rua e expõem os livros. As lojas dão 10% de desconto em todos os livros e acho que as escolas levam os alunos para comprar porque tava cheio de estudante uniformizado andando em grupos. Lojas cheias, gente comprando, bom demais ver isso. Dizem que a tradição pede que cada um compre um livro. Eu vi gente levando pilhas de livro.

Eu fucei, mexi, vi um monte de livros, separei alguns e lembrando da minha nova fase, devolvi todos menos dois: um para a Paula e um para mim.

Para a Paula eu comprei um livro fofo chamado Cuentos del Cocinero, bem interessante porque começa com um mapa mundi, e selecionam alguns países (Brasil, China, Italia, Espanha, Estados Unidos...) e para cada país, tem um conto (envolvendo comida), um prato típico com a receita e uma página com curiosidades específicas.

Aliás, a Paula é um mistério, dizem que ela não come nada. Quando senta do meu lado ela come absolutamente tudo e ainda diz: "a mi no me gusta iso, a mi me encanta!". Disseram que ela não gosta de ler mas quando eu dei o livro foi uma surpresa geral: ela queria que queria fazer uma receita "Ahora" e estávamos no chalé que não tem absolutamente nada (só as coisas que eu levei pro último churrasco). Depois, sentou na mesa e ficou lá lendo sozinha. Uma graça. E no final do dia, ela voltou com 3 pedacinhos do que ela fez. Conseguiram arranjar os ingredientes para fazer chapati, o pão indiano. E digo voltou porque o chalé do irmão do Manu fica do lado. 

Mas fuçando aqui na internet, descobri que o Dia do Livro é um dia internacional mas inicialmente ele foi decretado só na Espanha, representando o dia do livro, da rosa e de São Jorge. É o mesmo dia da morte de Cervantes, coincidentemente o dia da morte de Shakespeare também. Para a Catalunha, é o dia do santo padroeiro, da cultura e do amor.

Para mim eu comprei o último livro da Isabel Allende, faz tempo que não lia nada dela. Ok... não comprei de nenhum autor espanhol. Queria, mas no final decidi escolher algum que o Manu já tem e comprar um que com certeza vai ser bom. Entendem? Época de fazer opções. Não dá mais para comprar 3 ou 4...

Mas só para terminar, enquanto eu fuçava aqui na internet, descobri vários blogs sobre literatura bem interessantes, inclusive li um que fez uma lista dos 1000 livros mais baixados. Como assim baixar livros??!! Eu nem baixo muita música ou filme. Sei fazer, confesso. Outro dia um mega amigo meu (um dia eu conto histórias fofas desse amigo querido) me deu umas dicas e agora sei fazer super direitinho. Mas tento não fazer, não acho muito justo. Espero que definam rápido uma política de direitos autorais.  Mas voltando aos livros o blog tem essa lista e explica que são livros de domínio público, ou seja, já não precisam pagar direitos autorais, e vc baixa direto do site Domínio Público, mantido pelo Governo Federal, ou seja, é legal. Cool né?

Sei que não é a mesma coisa que ler um bom livro em papel, mas me admira como o mundo muda. Aliás, vi na tv que lançaram uma máquina que imprime o livro na hora. Tem um catálogo gigante, vc escolhe e em poucos minutos sai o livro, normal. Já imaginou? Vai diminuir o tamanho das livrarias, dos estoques... E o prazer de ficar horas fuçando livros... 

8 comentarios:

Karen's updates dijo...

Ju,
eu já escutei esta história de que as livrarias vão acabar e espero que seja uma teoria falha, como quando do lançamento do vídeo, que disseram que os cinemas iam fechar. Lugares têm história - livrarias são fantásticas e o apagar das luzes no cinema é um momento mágico: a partir de então, total desconhecidos vão dividir emoções.
Falando em livros: você está na Espanha e deve ter lido "A Sombra do Vento", livro pelo qual me apaixonei no primeiro parágrafo. É um romance que começa em um lugar chamado o "cemitério dos livros perdidos". O escritor é catalão, esqueci-me do nome. Se não leu, leia e de preferência na língua de Cervantes - mas não quero saber do Manu bravo comigo porque você sumiu atrás do livro, tá? ;-)
besos

claudia dijo...

Os livros vao acabar quando os seres humanos comecarem a nascer sem maos e olhos. A combinacao toque visao da uma experiencia que telinha nenhuma consegue - de posse, de ter realmente uma coisa. Eh muito maluco pensar nisto - por exemplo se inventassem uma tecnologia para proteger os pes (tipo um campo de energia sei la) que nao fosse um par de sapatos sera que nao comprariamos mais sapatos? Anyway, para mim esta feira seria uma tentacao incrivel...

Kiko dijo...

Meninas,

A cada dia que passa o mundo se transforma... Amigos longe, muito longe...
Livros, discos, vidas digitais.
Novos hábitos, novas formas de viver ...
Mas lugares continuarão mágicos, os amigos sempre amigos, e vocês, ora, com certeza ajudando o mundo a ser um lugar melhor para se viver...

Não sei o que acontece com quem está de fora do triunvirato Judit, Karen e Claudia, mas eu, a cada leitura, além de ficar com uma vontade de abraçar a todas, passo a estar mais próximo de meu coração, minha alma, minha essência.

Saudades.

Kiko

Karen's updates dijo...

Kiko querido,
voce me fez chorar - de felicidade, talvez. De saudade, seguramente. E tambem por nos provar que nao so e possivel melhorar as coisas como tambem e facil.
Tenho aprendido muito - e a reaproximacao com a alma e coracao talvez seja a unica coisa que realmente importe.
Beijos e abracos
Saudades entao, nem se fala
Karen

judit kong dijo...

Ka, já li. Bom mesmo! Devorei, aliás.

Clau, minha opinião é que esse livro de papel vai sumir sim. Acho até que continua no mesmo formato mas vai vir em outros materiais que nem sonhamos. E vai ser via download... Escreve ai.

Kikão, vc tá poeta. E desde quando vc tem esse dom de fazer mulher chorar? Amei, li com lágrimas nos olhos, alegria no coração e fiquei com a alma mais leve.

Porque sei que minha riqueza são meus amigos.

Obrigada por existirem.

kiko dijo...

Meninas,
apenas para constar: Kindle2 da amazon já funciona via download e tb via rede celular, snif, snif...

http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowVideos.action?destaque.idGuidSelect=EEF0C29AC6894636BA5869964867CBAA

Tb concordo com a Ju.

bjs,

kiko

claudia dijo...

Ai que loucura nao? Como pode a distancia aproximar??? Parece loucura mas nao eh. Com a distancia a gente pode ver melhor (para os que ja tem que "tocar o trompete" para ler uma revista/jornal/cardapio sabem o que estou falando). Voces sabem que tenho 3 irmas. A mais velha, Catarina, nunca foi muito chegada comigo, sempre era cupincha da Elo ( a 2a.). Quando a Cata foi morar nos EUA a primeira vez (acho que em 1988) comecamos a se escrever cartas (devo ter umas 40 cartas, daquelas com borda azul e vermelha, ainda existe?)e nos descubrimos - ela com 23 e eu com 18 anos. Falamos de coisas e trocamos ideias que nunca tinham sido possiveis se estivessemos morando na mesma casa. Acho que isto ta acontecendo agora com a gente meus lindos. Amo todos voces de coracao e nunca estivaram tao perto! Amem.

judit kong dijo...

A distância que aproxima! Isso parece nome de livro, ou de posting... hum, adorei!

Bjos