martes, 21 de abril de 2009

Retorno ao Brasil, Maio 2009

Retorno confirmado. Chego no meio de Maio no Brasil.

Quando vim para cá, não sabia se voltaria em 3 meses ou em 6 meses. Oficialmente um turista pode ficar na Espanha por 3 meses e depois de alguma pesquisa na internet, confirmei que se eu saísse da comunidade européia, mais especificamente dos países que assinaram o Tratado de Schenger, eu poderia ficar mais 3 meses (6 no máximo).

Fomos para a Suíca em Fev e dei sorte porque esse país faz parte da comunidade européia mas assinou depois o Tratado, que trata da livre fronteira entre os países, ou seja, sem alfândega. Como assinaram depois, a extinção dos tramites de alfâdega só passaria a valer para a Suiça em 31 de Março. Portanto, ao sair da Espanha, meu passaporte foi carimbado  mostrando que eu tinha saído e no retorno, passo a ter mais 3 meses. 

Saudades do meu Brasil! Gosto da minha vida aqui mas no fundo é bom, porque assim resolvo minha vida pelo menos por mais algum tempo. Volto para o Brasil e tiro um visto de estudante. Volto para a Espanha para estudar. 

E claro, mato saudades de todo mundo! E vou para o meu quinto inverno seguido.

Nenhum plano definido na minha temporada fora da Espanha, com certeza vou ver a Clau, irmã de coração, na Arg. Eu tinha prometido que ia, não é agora que vou faltar nas promessas.

Queria ir para a Tailândia, mas tá tudo tão conturbado por lá que tenho medo. E se eu fosse para lá, com certeza ia visitar a Ka, irmã do coração tb (a família é grande!), no Nepal. Mas vamos esperar as coisas acalmarem um pouco.

Portanto, hora de voltar. Hora de comprar presentinhos... Oba, adoro essa parte.
 

4 comentarios:

Karen's updates dijo...

Ju,
quanto tempo leva para sair este visto? conforme for, a gente se ve em novembro em Sampa, se demorar muito. Tenho certeza de que voce vai adorar o Nepal, que eh magico. A gente vai se falando...
So de curiosidade: tu vais estudar o que?!?!?!?! hehehe.
beijos

judit kong dijo...

Ka,

o ano letivo aqui começa em Out, portanto creio que em Set sai o visto. Nepal é sonho, vamos ver, Deixa as coisas caminharem mais um pouquinho.

Estudar o que? O que vc me recomenda? hehehe, sei lá. Adoraria fazer algo en Naturopatia, Terapia Reichiana... mas aqui não tem nada disso. O Brasil tá mais moderno, tem curso de gastronomia, naturopatia, confeitaria e panificação, de DJ, de beleza... tudo reconhecido e feito em lugares legais. Outra opção, que to olhando, é estudar... espanhol!

Bjos

claudia dijo...

Uhu! Tamos esperando! Estudar que ? Tem tanta coisa boa pra aprender...Faz um curso de flamenco. Ou ate mesmo essa lingua maluca (catalao). Curso de florais de bach ! Tem em todo pais e eh muito interessante aprender.

judit kong dijo...

Clau, vc é uma injeção de animo. Tem razão, todo conhecimento é válido. Encontrei um curso interessante de espanhol, acho que tá andando. Depois te mostro.

Bjoca