jueves, 12 de marzo de 2009

Bolo de Banana



Ontem matei uma lombriga. Estava com vontade de comer bolo de banana e fiquei fuçando em blogs de culinária até achar um que eu gostei. Ficou uma delícia, escuro, crocante por causa das nozes, uma delícia.

Aliás, resolvi comprar coisas para o chalé e aproveitei para comprar umas forminhas de bolo. E de torta. E de quiche. Hehehee, comprei três, era promoção, vinha tudo junto!

Bom, minhas fotos sempre são um horror, mas garanto que ficou bom.

Bolo de Banana

1 1/3 xícara de (chá) farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de banana amassada
3/4 xícara (chá) de açucar (usei mascavo e um pouco menos)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (sopa) de óleo
1/4 colher (chá) de noz moscada
1/4 colher (chá) de canela em pó
1 ovo
3/4 xícara  (chá) de nozes picadas (eu ponho num saquinho e bato com o punho da faca). Essa foi adição minha, na receita original não tem.

Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda rasa e forre o fundo com papel manteiga. Unte levemente o papel. Com um batedor de arame, misture a farinha, o fermento e o bicarbonato. Na batedeira elétrica, forme m crem com a banana amassada, e os outros ingredientes. Misture bem. Junte a farinha reservada e coloque na forma já preparada. Asse por 30 min, ou até que o palito saia limpo. Desenforme 10 min, após sair do forno. Remova o papel manteiga cuidadosamente.

Eu não tenho papel manteiga então untei com margarina e joguei farinha por toda a forma. Saiu direitinho também. E ainda não tenho batedeira portanto fiz na mão e achei que tava um pouco pesada a massa então não pus toda a farinha, sobrou um restinho. E pus numa forma de bolo inglês que acho muito mais bonito. 

Imprimam a receita ou escrevam num papel. Ou ponham o micro bem longe de onde vc estiver fazendo. Assim evita que o seu laptop leve um banho de bolo... Pobre, o meu mac sobreviveu mas nunca mais levo pra cozinha! 

Na verdade nessas horas que percebo que sou ansiosa ou tenho mania de querer fazer tudo rápido. Era hora do jantar, eu queria aproveitar o forno para fazer outras coisas e comecei a fazer tudo junto. Por meia hora, a cozinha parecia um caos, mas depois disso saiu o bolo, o jantar e tudo limpinho. Mas podia ter feito em uma hora e tranquilamente. Isso eu não sei fazer ainda.

7 comentarios:

claudia dijo...

Adoro bolo de banana ! A foto ta boa sim, deu vontade de comer. Eh um passo importante comecar a comprar formas de bolo e apetrechos para a cozinha ....Voce vai ter elas por muito tempo e vai sempre se lembrar quando comprou. Tenho 2 formas de bolo e uma batedeira que comprei quando estava morando em Miami para fazer um bolo de aniversario para o Marcelo ha 9 anos atras! Sempre que uso lembro...

judit kong dijo...

9 anos já??!!! Uau, como a vida passa rápido. Eu ainda lembro de vc me contando como vcs se conheceram. E de visitar vcs em Miami. E de ter quase estragado um casamento. Heheheh.

To comprando. Mas é quase como sair do zero. Comprando coisas básicas. O problema é que a porta do armário já nem fecha mais direto.

Bjos

Karen's updates dijo...

Espirito pratico: compre um novo armario! ;-))))))
beijocas

Unknown dijo...

MMM eu vou fazer este bolo!!!!

Unknown dijo...

o Daniel faz um SUPeR bolo de babana, de zucchini, e de milho. Nossa. Como eh bom. Mas vc ta ficando a pura dona de casa mesmo....hehehehe...welcome to the club!!!

Anónimo dijo...

Achei a foto linda... meu deu agua na boca... sai para comprar um bolo de banana, porque, ao contrároi da Dea que é superprendada, eu seria capaz de destruir a cozinha, queimar meu braço... e o bolo... e continuar passando vontade... então acabo de voltar da Saint Germain com um bolo delicioso de banana para matar a minha lombriga!
Bjs
Andrea

judit kong dijo...

Hehehe, quem diria... Esse posting do bolo de banana fez o maior sucesso.

To dona de casa sim! Adoro fazer essas coisinhas. E ando lendo cada blog de culinária! To louca para fazer uma receita de pão que passou por toda a blogosfera culinária. Só nao fiz ainda porque preciso comprar uma panela!

Bolo de banana com zucchini e milho!! Que mistura!

Sampa tem de tudo agora nas super padocas! Bolo de tudo qto é tipo mesmo. Déia, é bom demais matar lombrigas ne?

Que aproveitem!