jueves, 5 de marzo de 2009

Coisas que eu gosto em Madrid


Tem coisa aqui que eu curto muito. Primeiro, o metrô. O metrô de Madrid existe há 90 anos e ele realmente te leva para tudo quanto é lado. Eu ás vezes tenho dificuldade de escolher em como chegar a determinado ponto porque tem sempre 3 ou 4 formas de chegar. E ai descobri que entrando no site, ele te dá a alternativa mais rápida. Eu vim a primeira vez na casa do Manu em 2003 quando fui fazer o Caminho de Santiago. 

A estação mais próxima era Las Musas. Agora eu uso a estação Estadio Olimpico que é só descer a avenida até o fim. Lá estão construindo um estádio imenso que faz parte do pacote que eles querem ter para poder colocar Madrid como sede das Olimpíadas de 2016. Muita gente crê que não vai ser possível porque Londres levou a melhor para 2012 e dificilmente se pode ter duas olimpíadas seguidas no mesmo continente. 

E agora começaram a construir uma estação de metrô que fica a 3 quadras aqui de casa. Vai ficar pronto em dois anos e meio. Incrível ver isso crescendo assim. Mas acho que faz parte do pacote de obras para promover o emprego. 


Um hábito aqui é levar o livro na bolsa. É até interessante olhar e ver todo mundo lendo no metrô. Eu  discretamente tirei essa foto. Porque além dos livros, aqui tem muito esses jornais grátis, distribuídos em lojas e nas estações de metro. Tem vários: Metrô (tem igualzinho no Brasil agora), 20 minutos, Qué!, ADN... Outra coisa que aqui o jornal tem formato diferente, parece aqueles cadernos pequenos que vêm no nosso jornal, tipo o Estadinho. Muito mais fácil de ler e carregar. E quase não tem propaganda, nem classificados. 

Aliás falando em classificados, aqui tem pouco, geralmente são só duas páginas mas sabe do que sao? Sexuais. E a primeira vez que eu li, quase morri de rir. Eu ia colocar um aqui mas peguei o jornal, li uns, separei o mais leve e mesmo assim descobri que não tenho coragem de colocar. Bom, fica para a imaginação de vcs, mas eles descrevem TUDO o que é feito, e claro que o anúncio fica enorme. Eu tive que perguntar pro Manu o que significa um monte de coisa, porque eles usam gírias, sabe o que ele me respondeu? Não se preocupem, a resposta é publicável: "depois te mostro". 

Bom, voltando. Ah, aqui os prédios são baixos e não tem segurança. Cada um tem a sua chave do portão, umas câmeras são espalhadas pelos corredores principais. E tem outro portão para o seu bloco, com chave. Para descer na garagem, vc tem que por a chave no elevador para que ele desça até lá. No máximo tem faxineiro para a faxina interna e um zelador durante o dia. O lixo vc que tira, leva para os conteiners que ficam na rua, geralmente há alguns passos da rua. 
E na rua ficam fixos grandes conteiners para vidro e papel. E tem também mas não na mesma quantidade, para colocar roupas usadas para serem doadas. Isso eu acho bem legal, estimula e não fica dependendo de campanhas. Uma vez ao mês, eles põem cartazes dizendo que tal dia, em tal horário vai passar o caminhão para retirada de coisas que vc não usa mais como utensílios domésticos, móveis, impressoras, eletrônicos e qualquer outro trambolho que vc não usa mais.

Outra coisa que eu curto é o armário do Centro Deportivo. Parece besteira, mas acho tão simples e bom. Vc põe uma moeda de $1 e vira a chave. Pronto, trancado. E cada vez que vc abre, a moeda volta. Nada de ficar comprando cadeado, esquecendo cadeado ou tendo armário arrombado. E completando, eles tem uns cabides com um pano azul, tipo um saco, que a primeira vez olhei e não entendi para que era. Simples, para vc ir jogando as coisas que a gente carrega: óculos, luvas, echarpe, chave... aquelas coisas de mão. Eu tenho uma foto, outro dia eu ponho, acabou a bateria da câmera. 

Aqui tem o famoso El Corte Inglés, um magazine gigante que tem na Espanha inteira e tem praticamente tudo. Uma instituição. Não tem um turista que não conheça assim como não tem espanhol que não tenha ido lá. Mas eu acho o lugar caro, é o tipo de lugar que tem todas as marcas de perfume, todos as grandes marcas de roupa, bolsa, sapato, roupa de cama... Portanto eu vou pouco. Mas um dia eu tive que esperar o Manu e resolvi tomar algo para passar o tempo. E não é que eles tem um chocolate quente maravilhoso? Mais escuro, denso, quente... ai fiquei com vontade de tomar um agora só de lembrar. Nessa friaca, é uma delícia! Esse eu tenho foto aqui a mão!
E agora tenho que me preparar para sair. Vou num lançamento de um livro. Aliás, vou para Bologna no fim do mês, na Feira de Livros. Mas essa eu conto outro dia, com tempo.
 

5 comentarios:

claudia dijo...

El Corte Ingles.. Perua! Que delicia poder aproveitar ne ? Eh o maximo ter um lugar preferido para ficar a toa. Mais lindo ainda poder apreciar as diferencas. Que diferente morar numa cidade que investe em transporte publico - menos stress, poluicao, combustivel. Aqui tem muito trem - no comeco tinha medo de passar pelas linhas de trem (tem uma a cada 10 quadras)mas agora ja aprendi. Falando em diferencas, quando eh que voce vai comprar uma "bici"? Alias, nao te contei - a mania aqui eh falar tudo abreviado : "compu" (tadora)"cole" (gio) "mochi"(la) e por ai vai. Ai tbem eh assim ?

Karen's updates dijo...

Minha experiencia no El Corte Ingles: vi um vestido de festa, lindo, maravilhoso, salmao, meu numero. Olhei a etiqueta: 600 euros - Carolina Herrera. Caro, mas sendo Carolina Herrera, preco bem razoavel. Quando tirei o cabide da arara, vi que eram duas pecas: 600, soh o casaquinho - o vestido, mais de 3.000 euros. Ah, ta. Nem provei.
Vou me abster de descrever o transporte coletivo no Nepal e na India - um dia, andando de taxi, o cara caiu em um buraco e como resultado, meu ombro doeu por duas semanas. Deu para entender?!
Mil beijos

judit kong dijo...

Po, Clau. Como vc soube? Aqui tem um cinturão de 60 kms feito para "bici". Eu fico morrendo de vontade de fazer isso nos domingos. Mas aqui não tem onde alugar e fico com medo de comprar uma. Por enquanto, to só na vontade. Mas aqui não tem essa mania não viu, ainda bem. Só o "cole" rola.

Ka, não é um absurdo? E vive cheio. Vai entender. Eu não compro nada lá. Até porque levaram a minha carteira no assalto e eu fui lá comprar uma, nas famosas "rebajas" de até 70%. Pois bem, tinha uma placa enorme encima dizendo "rebajas 40%". Fui procurando, fuçando até achar uma que gostei. Quando fui pagar, aquela não tinha desconto. Quase mandei a pobre da atendente para aquele lugar. Fui embora. E só volto pra tomar chocolate.

Não adianta vir com guaraná pra mim, é chocolate o que eu quero beber. Chocolate, chocolate, chocolate.

Bjos

judit kong dijo...

Ai, esqueci de dizer. Eu ri de doer a barriga tentando imaginar um taxi caindo num buraco. Desculpa, mas achei engraçado...

Bjocas

Karen's updates dijo...

Olha só a diferença de mundos: eu tenho que me esforçar para imaginar ir a qualquer dois pontos de Kathmandu SEM cair no buraco. É impressionante, mas a cada mês há mais buracos na rua... Tem gente que anda de bici - meus pulmões não aguentariam o ar super poluído e eu provavelmente não duraria muito no trânsito que é corrida de obstáculos: ônibus (de todos os tamanhos: micro,grande, pequeno), vacas, cabras, crianças, bicicletas, scooters (esse sim meu sonho de consumo!), motos, cachorros e até carros! Quando terminar meu trabalho aqui precisarei de várias coisas, entre elas: uma nova coluna vertebral e um curso de inglês!!!!
E apesar de tudo isso, eu amo o Nepal...
beijos