viernes, 13 de marzo de 2009

United Colors of Judit

Na Espanha, em geral, tem o famoso menu do dia. Durante a semana, todos os restaurantes oferecem e é composto de primeiro prato, segundo prato, sobremesa pão e bebida. E não é caro, vale a pena sempre, pois fica entre $9 e $12 euros. 

Aqui não é costume comer arroz como acompanhamento. Arroz geralmente é um prato, como paella e suas variações como o arroz a banda. Esse eu gosto bastante porque o frango e o camarão já estão limpos, sem osso e cascas. Ou o arroz caldoso, que parece uma paella em sopa ou arroz negro (com a tinta da lula). E geralmente ele é o primeiro prato. Outras opções de primeiro prato são salada, pasta, sopa, maionese (ensaladilla rusa) ou ovos mexidos com alguma coisa (revueltos de huevos). Como o arroz é mais difícil e demorado para se fazer, não é sempre que se encontra como opção. Eu peço sempre que vejo.

De segundo prato, geralmente as opções são um bife, filé de frango ou peixe do dia, sempre acompanhado de batatas fritas. Eu quando vejo que dá, peço para trocar as batatas fritas por salada.

Claro que tudo é bem típico e tem nome adequado como sopa de cocido, sopa castellana, o bifé é filete, entrecote. Eu só simplifiquei.

Sobremesa é sempre uma fruta ou sorvete ou flan (que é o nosso pudim de leite). Geralmente o flan é o comprado pronto, que vende muito nos supermercados e que são bem gostosos mas só peço quando dizem que é caseiro. Quando bem feito, é uma delícia!

E o vinho eu peço sempre. E peço junto uma La Casera, que acho que é a origem da H2O porque é uma água com gás, levemente adocicada, muito pouco nem dá para perceber. Mas que misturado com o vinho, forma o famoso "tinto de verano". Boa solução para um vinho que não é grande coisa, fica leve e refrescante. E perigoso também, porque sobe rapidinho.

Como não comemos arroz todos os dias, ás vezes fico morrendo de vontade de comer arroz. E digo pro Manu:  sou chinesa, tenho que comer arroz!

E eu vivo explicando para as pessoas que sou brasileira, apesar da cara. E eu gosto de sair de mãos dadas, de receber um abraço, uma beijoca, um chamego. E às vezes eu sinto falta de receber isso. Ai eu falo que sou brasileira, sinto falta de beijo!

E o Manu, ás vezes me ouve pedindo ou reclamando de algo e aí ele diz que sou andaluza, exagerada!

:)

3 comentarios:

Karen's updates dijo...

AAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIII!
ta chorando de barriga cheia, pelo menos tem o Manu pra te dar o saudoso chamego... eu morro de sentir falta de um abraco, um beijo, sentar perto, contato fisico. Aqui na Asia eh ainda mais complicado - os homens andam de maos dadas e abracados nas ruas, mas nao os casais, vai entender! E os ocidentais mais proximos sao americanos, que tambem sao uma negacao para essas coisas.
Por isso, MUITOS beijos para voce, mesmo que sejam de longe.
Saudades monstras,
Ka

judit kong dijo...

Mana,

isso é muito brasileiro não? Aqui na Espanha tem um programa que chama Espanhois no Mundo. Encontraram um em São Paulo, casado com uma esteticista de um salão chique ali no Iguatemi. Padrão bom de vida e o cara ia contando que de noite se passa no sinal vermelho mesmo, mostrou a casa dele e disse que tinha 4 banheiros (aqui no máximo tem 2) e uma hora comentou que aqui tudo é muito físico que o contato (beijo, abraço, toque) é constante!

Mas o Oriente tem massagens! Aproveita e faz uma!

Saudades e MUITOS beijos e abraços para vc!

claudia dijo...

Ju, compra uma bandeirinha do brasil dessas de pano (nao sei como eh o nome, aplique???) de pregar na mochila, bolsa, sei la, e anda com ela para todo lado - funciona !