martes, 31 de marzo de 2009

Bologna I

Eu amo a Itália. A primeira vez que fui foi com a Karen e o Clodoaldo há uns onze anos atrás. Na época eu trabalhava na Fedex, e desde o começo do ano que a Karen comentava comigo que ia para lá. Como eu estava bem enrolada com plano, orçamento, essas coisas nem pensei em ir. Mas como milagres sempre acontecem...

O primeiro plano orçamentário que fiz na Fedez demorou dias, semanas, ia e voltava, longas discussões pelo telefone com o meu chefe que ficava em Miami, portanto aquele não deveria ser diferente. Mas sem querer, descobri uma coisa. Que o meu chefe respeitava muito o controlador, um americano senior que ficava no Brasil, enorme, inteligente, querido e respeitadíssimo por todos. Pois bem, fiz o plano, marquei com ele, e discuti o plano inteiro com ele. Ele mudou uma coisa ou outra, padronizamos alguns critérios de provisionamento e disse que estava ótimo. Beleza! Fui lá, apresentei pro meu chefe e durante a apresentação comentei que tinha feito a revisão com o controlador. Hehehehe, a reunião mudou totalmente. Plano totalmente aprovado, fechamos todo o ciclo uma semana antes!

Era época da viagem e quando a Karen me perguntou se eu queria ir, fiquei um pouco na dúvida e fui perguntar ao meu chefe que me pediu algumas coisas mas nada que me impedisse de viajar. Em uma semana, comprei a passagem, arrumei tudo e lá estava a Itália linda, maravilhosa e gostosa!

Portanto, amei quando a Dri me convidou para ir com ela a Bologna. A Dri é agente literária e estava se preparando para a feira, eu dei alguns palpites, e logo comecei a ajudá-la. Com a ajuda da Déa, que fez a a parte visual, montamos um catálogo, agendamos reuniões com editoras e lá fomos nós carregadas de livros para a feira.

O curioso é que antes de sair do Brasil, na minha festa de despedida surpresa, fiquei bem feliz de encontrar o Sergio, amigo querido daqueles que a gente vê sempre, depois não vê mais, e ai começa a ver de vez em quando. Mas que mora sempre no coração e, independente do tempo, independente das vezes, permanece lá. Havíamos marcado de nos ver quando ele viesse para Madrid em Jan. Mas ele me avisou depois que viria no dia 28 de Março, porque teria que ir para Itália antes. Bom, ele tinha começado a trabalhar numa editora e estaria na Itália na mesma época, então ele só poderia estar em Bologna.

Perfeito! E não é que nos encontramos na Piazza Maggiore, numa noite fria e escura, com a praça já quase vazia? E fomos jantar, eu, ele e a Dri, ali no (depois eu ponho o nome...) Delícia. O Sé sabe fazer grandes noites. Começamos com um Brunello di Montalcino e os famosos antepastos italianos: queijo, presunto, mortadela... o sabor explode na boca. E ai, eu e a Dri dividimos uma polenta. Eu já não tinha fome mas não quis perder a chance de comer polenta. Adoro esse treco, não frito como geralmente comemos no Brasil, mas cremosa com molho por cima. Para finalizar, frutas do bosque, morangos, framboesas e amoras, doces e frescas. 

E foi assim que fomos recepcionadas em Bologna. Sorry, nada de fotos, esqueci completamente de tirar fotos do jantar.

Chegamos em Bologna depois de uma viagem via Milão, de Difficult Jet. É Difficult Jet sim porque só te permite embarcar 20 kgs por pessoa, qualquer quilo acima custa $12 euros e te permite uma mala de mão. Bolsa já é outro volume, notebook também é outro volume... Uma zona! Eu medi a mala em casa, com a info que tinha na internet, estava dentro das medidas. Quando cheguei lá, eles te forçam a por no medidor, e aí descobri que a rodinha não entrava. Na ida tivemos sorte. Um cara passou na minha frente e a mala dele não entrava, começaram uma discussão. Enquanto eles discutiam, fui lá e  pus a minha. Não entrou a roda e fiquei esperando. Quando eles terminaram, ela perguntou se eu tinha medido a minha, disse que sim. Passou. Na volta não teve jeito, fizemos outra bagunçae tivemos que pagar sobrepeso. O curioso é que o site diz que uma mala adicional custa $18 euros. Mas não diz o limite ainda são os 20 kgs, portanto cada quilo a mais que vc põe na mala adicional, tem que pagar tb. 

Ou seja, pegar a Difficult Jet pode sair bem caro e estressante. O Manu já tinha me cantado a bola antes porque ele havia voltado uns dias antes de Berlim e ele estava com uma malinha e o notebook. Como a mala dele estava vazia, ele colocou o notebook dentro. Mas ai a malinha não entrava no medidor. São essas malinhas que passam direitinho no corredor, sem exageros, que já vôo em várias companhias, menos na Difficult jet.

E voltamos com mais catálogos dos editores que vimos na feira e... heheheh um monte de comida. Tomate seco, pesto genoves, queijo parmesão e chocolate Bacio... passeamosum pouco na quinta de manhã, paramos para comprar essas coisas maravilhosas e quase perdemos o trem! Saímos da rotisserie e fomos andando um pouco, óbvio que na direção errada porque eu continuo sendo muito ruim nisso. E nada de passar taxi, resolvemos parar num cruzamento, cada uma de cada lado para não perder nenhuma possibilidade e nada! Desistimos e estávamos nos juntando para discutir o que fazer quando surge um taxi numa ruazinha. Quase caímos na frente do taxi. Era uma 13:10, o trem saía a 13:24 e ainda tínhamos que pegar as malas no maleiro.

A Dri saiu correndo para pegar as malas, eu paguei o taxi que, óbvio, não tinha troco. E aí, quando eu estava dizendo para ela me dar o que tivesse, surge o troco.  Entro na estação ouvindo o anúncio do trem na plataforma. Pegamos as malas e ai vem a sorte de novo. Tem estação que vc tem que atravessar, subir escada... Essa era só andar um pouco e lá estava o trem. Sobe! sobe! Nem olhamos se era primeira classe ou segunda, nem que vagão que era, só queríamos estar dentro do trem, o resto a gente ajusta depois. Porque se perdessemos o trem, perderíamos também o avião e adeus chegar pro calor das nossas casas. Tudo por causa de uns tomates secos...

Por melhor que seja viajar, voltar para casa, mat
ar saudades de quem vc gosta, tomar banho no seu banheiro, ah... isso não tem preço. E o pesto parece que fica até mais saboroso. E a gente esquece tudo e se arrepende de não ter trazido quilos a mais de pesto e de queijo parmessão. Essas coisas eu comeria ajoelhada, isso fica mais bonito em espanhol: de rodillas!

E Bologna? Claro, tá faltando o principal né? Bologna é linda e infelizmente tivemos pouquíssimo tempo para conhecer-la. Somente andamos no centro antigo. Mas deu para ver que a cidade tem uma população bem jovem que ficam a noite bebendo nas calçadas aquela mistura que tem muito aqui na Espanha também, refrigerante com alguma coisa alcóolica. Nos bares é whisky, para a garotada é rum, vodca. Bologna tem uma das universidades mais antigas da Europa, alguns dizem que é a primeira, antes de Salamanca, antes de Souborne. Ainda peguei um momento romântico na foto. 

A parte mais famosa é a Piazza Maggiore, onde fica a igreja de São Petronio. Dizem que inicialmente era para ser maior que a de São Pedro em Roma mas o papa ordenou que sua construção fosse suspensa. É de lá que a gente vai andando, se perdendo nos becos. As calçadas são cobertas, para proteger da chuva, da neve e do sol. Diz o Sérgio que na construção de qualquer edificação, eram obrigados a construir a frente e laterias cobertas. Fizeram bem, é uma delícia caminhar sobre esse teto abobado.

Infelizmente não deu para ir até o Santuário de San Lucas que fica fora da cidade, cercada por área verde e com uma subida enorme. Fica para a próxima vez.

Eu geralmente compro o guia da cidade mas como só íamos para a Feira de Livros, acabei nem comprando nada, então me desculpem se não consigo citar todos os nome. 

Mas vou adorar voltar novamente a Bologna, cidade linda.




4 comentarios:

claudia dijo...

Ai Ju, eh uma emocao muito grande acompanhar suas aventuras pelo mundo ! Melhor ainda se tem foto de voce nos lugares - poe mais vai ! A e sabe que ? Fiquei com vontade de ver a rua que voce mora, os lugares que voce cai - poe foto! Eu gosto de poder imaginar (sou visual hehehe)

Karen's updates dijo...

mana, aquela viagem a Italia foi maravilhosa! Com direito a costiera Malfitana, casamento em Perugia e tudo mais. Seu post me trouxe lindas lembrancas... Gracias, chiquilla!!!!!!!!!!!!!!
Uma das melhores historias foi quando o Clo fez um comentario sobre sua camiseta e vc deu uma invertida nele, de graca!!! lembra disso?!
beijos, baci, besos,

Ka

judit kong dijo...

Clau, pedido feito, pedido sendo atendido (no gerúndio mesmo). Vou tentar tirar mais fotos, prometo. A Deia Gold chega amanhã e vamos pro chalé, vou tirar bastante fotos de casa, do chalé e da viagem.

Ah, Ka. Eu comecei escrevendo, quase contei a nossa viagem para a Itália, mas me seguro bastante para não ficar falando do passado e me focar no presente. Felizmente, só tenho coisas boas e memórias melhores ainda do passado. A nossa viagem foi linda né? Tantas lembranças boas... a romantica costa Malfitana, o hotel da família Adams, a foto linda de nós três vestidos pro casamento da Dri... heheheh e a minha camisa número 10 do Brasil que achei que o Clo tava tirando uma da minha cara!!!! Só vc para lembrar disso.

Saudades. Amo vcs.

Karen's updates dijo...

hehehe, sabe do que mais eu me lembrei? De que com essa historia de vc comprar a passagem de ultima hora, a sua acabou saindo mais barata que a minha! Voo da Alitalia, com aeromoca pisando nas poltronas y todo mas! Que fauna. Adoro!
beijos