miércoles, 18 de noviembre de 2009

Bkk - Floating Market


Voltei para Bkk para pegar meu vôo para Siem Reap, Camboja. E resolvi tentar conhecer Bangkok novamente. Duas coisas eu queria fazer, conhecer o Floating Market (Mercado Flutuante) e me despedir em grande estilo no Sirocco Skybar, dica do Serge, holandes bonitão que fez curso com a gente lá no Pichest.

O meu guia é o Lonely Planet que às vezes eu acho ele uma maldição porque ensina como chegar nos lugares. Eu sempre tento fazer isso quando viajo e com ele na mão, isso ficou mais forte. Mas várias vezes eu acho que eles exageram. Ou sei lá, a combinação do que eu quero com o que eles dizem fica “tu much”…

Eles dizem que o Floating Market é coisa de turista e para turista. Que o bom é chegar na cidade no dia anterior para chegar no Mercado bem cedo antes da leva de turista.

Bom, lá fui eu tentar. Primeiro eles dizem para pegar o ônibus no terminal leste. Perguntei na recepção do hotel e me disseram para ir de taxi até lá. De jeito nenhum, taxi tem que negociar e eu to na Sukhumvit, onde tem um trânsito que não anda e o do lado do maravilhoso Skytrain, prefiro fazer tudo através dele. Ai, o boy do hotel me disse que dava par air de van, saindo da estação de Mo Chit. Ok, beleza. Bom, em Mo Chit ninguém nunca ouviu falar dessa van, então um anjo apareceu e escreveu o nome da cidade em thai para mim num pedaço de papel e isso fez toda a diferença. Ele também me disse para ir até a estaçao Victoria Monument. Como eu não confio muito no que me dizem, perguntei para umas seis pessoas. Quando finalmente ouvi a mesma informação, fui para Victoria Monument e yes! Van para Damnoen Saduak (ticket para Ratchaburi).

Depois de duas horas, cheguei, já tarde,  era noite, tava escuro. Ninguém na van falava ingles, fui ficando com medo de parar no meio da estrada, já que não tinha entendido se era ponto final ou não. A cidade só tem esse hotel que outro anjo dentro da van conhecia, se dependesse do motorista, tinha ficado mesmo na estrada. A cidade não tem nada, nem restaurante, comi na rua mesmo, perto do hotel.

O hotel é deprimente. Ele é grande, parece um prédio fantasma. Fiquei com medo! Dormi mal e com a luz acesa. O próprio hotel ofereceu o barco e aceitei, dei sorte que tinha um casal que foi junto, eles e eu, acho que éramos os únicos hóspedes. Custou 250 baht por pessoa.

Chegando no mercado, esqueci todo esse “perrengue”. Valeu muito a pena. E fica legal quando chega a leva de turistas. Chegar cedo não tem ninguém, e tem poucos barcos.

Na verdade, o Lonely Planet tem razão, é para turista, não existe mais o mercado como era antes, mas existe um mercado feito de coisas para os turistas e isso que enche o rio de cores e gente. E ainda acho válido porque para nós, é muito diferente.

Mas comprem o pacote, não sei qto custa mas tenho certeza que vale a pena. Não façam de jeito nenhum o que eu fiz. Perrengue (ai, isso que dá ter amigo carioca)!










No hay comentarios: