martes, 3 de noviembre de 2009

Chiang Mai - Curso de culinária tailandesa

Tem um montão. Só aqui na pousada tinha uns 5 folhetos. Li todos, recebi uma recomendação de uma escola e resolvi ir lá ver. Curiosamente tem várias, umas quatro escolas num mesmo quarteirão, ou melhor dizendo, no mesmo beco, já que aqui as ruas principais tem travessas (as chamadas Soi) que mais parecem becos.

Uns poucos metros antes de chegar na que me recomendaram, vi uma casa com uns folhetos que me chamaram a atenção, Thai Farm, escola de culinária numa fazenda orgânica. A família do dono tinha uma fazenda de arroz que ele transformou em fazenda de frutas, casou com uma estrangeira e eles montaram esse negócio que deve fazer uma grana. Mas gostei mesmo foi da idéia de sair da cidade, ir para um lugar verde, cozinhar e ficar com uma galera de gringos num espaço aberto. Fui até a outra escola e não gostei nem um pouco, porque era pequena, tava escuro e resolvi me inscrever na da fazenda mesmo, afinal o preço é o mesmo, 900 bahts.

Achei que foi um bom negócio, eles construíram na fazenda umas 3 estruturas completas para dar as aulas, então cada grupo fica de certa forma isolado e cada pessoa tem o seu espaço para cozinhar e no fim, todo mundo se junta para comer.









Os pratos são os mesmíssimos em todas as escolas, mas como eu queria mesmo aprender o básico, ficou de bom tamanho. Adorei aprender a fazer essa comida que eu amo. Difícil vai ser achar lemongrass ( oh negócio cheiroso!), galangal, as pimentas gostosas, o molho de tamarindo, de cogumelo, o stick rice... Mas do jeito que anda a Liberdade hoje, bem capaz que eu ache. Tomara!

To aqui já faz um tempinho e cada refeição é sempre um prazer. Eu e a minha amiga alemã do curso, a Dani, a gente tá sempre experimentando coisa nova que infelizmente eu não consigo lembrar os nomes. Geralmente eu vejo e aponto. Mas a gente já tem um restaurante preferido, chama Lemon tree, fica num bequinho difícil de achar, perto do Blue Diamond, o restaurante vegetariano onde se encontram os terapeutas.  Descobrimos o Lemon Tree por acaso, tem mesas num jardim gostoso, levemente iluminado e o melhor Som Tam  (salada de papaya).





Delícia de comida boa!

2 comentarios:

claudia dijo...

Ai que delicia ! Depois anota tudo e ensina ta ? Lemongrass nao eh o agriao ? Em Miami tinha un restaurante haitiano que fazia um frango asado que vinha com um molho de lemon grass que me matava... Nunca consegui a receita!Beijos!!

judit kong dijo...

Oie,

lemongrass é igual a cebolinha na aparência, só que bem fibroso, duro, não dá para comer. Ele serve só para dar gosto e tem um gosto delicioso de limão! Eu amo o cheiro, até comprei um shampoo disso.

Pode deixar que tenho as receitas e depois eu passo pra todo mundo.

Bjocas