jueves, 19 de noviembre de 2009

Tailandia - considerações gerais


É um país enorme, tem muita coisa para conhecer, principalmente o litoral. Mar azul, quente, comida boa, preços baixos, um povo bem hospitaleiro, um país seguro para se viajar. Nem sei porque não vim antes. Mas precisa de tempo, porque tem muita coisa para conhecer.


Aqui tem um rei, Rama IX e ele é simplesmente amado e venerado pelo povo, logo que vc chega em qualquer cidade, tem a foto dele bem grande espalhados pelas avenidas, as pessoas colocam fotos dele dentro da casa, do comercio. E ele aparece jovem, o que me deu um pouco de susto quando o vi na tv. Ele foi internado e estavam mostrando ele saindo do hospital, numa cadeira de rodas, cabelo branco (coisa rara aqui) e todo mundo em silêncio, todo mundo ajoelhado, muita gente chorando de emoção. E tem um respeito muito grande pelas instituições também, por ex, se vc estiver andando por aí e todo mundo parar, pare também. Provavelmente é o hino nacional sendo cantado, acho que as 8:00 da manhã e em algum horário a tarde.


O que me chama a atenção na história da Tailandia, é que aqui é o único país do sul e sudeste asiático que nunca foi colonizado por um país europeu. Tem muito mérito isso.


Apesar de ser um país em desenvolvimento, eu não vi miséria, ou fome aqui. Aliás, comida aqui é muito barato, e bebida, por exemplo, cerveja é caro comparativamente. Muita gente come na rua mesmo, nem cozinham em casa, e aqui não é palito não, aqui se come de garfo e colher. Colher na mão direita e o garfo na esquerda, come se fosse a nossa faca.


A indústria do turismo é bem desenvolvida, aqui tem todas as grandes redes hoteleiras e uma infinidade de empresas aéreas low cost, com um pouco de planejamento, dá para fazer tudo de avião a preços ótimos, tem muita agência de turismo e achei os preços razoáveis.


É um país essencialmente budista, mas no sul dá para ver muitos muçulmanos (eles usam véu), e a violência é bem baixa, vi pouca tv e jornal mas a única coisa que vi foi casos de apreensão de droga.


Mas falando de violência, não dá para não comentar. Tem muito gringo com garota tailandesa. É gritante, tem muito cara mais velho, mas tem de tudo quanto é idade.  Pessoalmente, eu até entendo que sexo para homem é diversão. Mas juro que não entendo como podem fazer isso sem considerar o outro lado. Ou seja, acho até que tem muita mulher que faz isso porque escolheu mas a grande maioria não. Qdo vc chega no aeroporto, tem vários livros de meninas contando a própria história na prostituição. Não entendo como podem fechar os olhos para esse sofrimento e fomentar esse tipo de violência. Quando o ser humano vai evoluir?


Bom, tem muito gringo aqui, principalmente do norte da Europa que fogem do inverno pesado. E eles vêem regularmente, é um porto seguro e barato para eles. Tem muito casal em lua de mel também. Brasileiros não vi muito não, acho que vi um casal em Chiang Mai, mas também não fui para nenhuma balada, então pode não ser uma afirmação verdadeira. Internet funciona bem nos hotéis, cyber points e cyber café. Até em pousadas.




Vou deixar dois hotéis que achei interessantes para a próxima vez em Bangkok. Não sou muito fã de hotel grande, gostei desse cujo café foi meu headquarter:


On 8 Sukhumvit
O nome diz tudo, fica na Sukhumvit, na Soi 8 mas todo mundo entra pela avenida mesmo, cuja porta fica exatamente na escada rolante da estação Nana do skytrain.


E o outro é o hotel onde eu fiquei, quero dizer, eu fiquei no irmão pobre que fica atrás, o irmão rico é bem melhor, exatamente do outro lado da avenida, quase em frente ao On 8, na Soi 11


E se chegar de dia, o aeroporto tem ônibus (subsolo Gate 8) direto para essa avenida, te  deixa quas na frente. Mas não adianta tentar pegar par air para o aeroporto, eles quase não param,, tentei duas vezes, só na segunda eu consegui pegar, mas foi um perrengue.


Novamente, parece um Brazil mais barato e mais seguro. E uma cultura totalmente diferente. Para ser apreciado.


No hay comentarios: