martes, 19 de mayo de 2009

Dica de saúde - Gergelim

Bom, eu to matando as saudades dos amigos e parentes. Fui tomar um café gostoso com a Marise, amiga do yoga. Fazemos parte de um pacote de amigas que foi feito quando fomos passar um fim de semana no Ponto de Luz, para prática de yoga. Ganhei um monte de amigas de uma tacada só. Nos sentimos muito em sintonia umas com as outras.

Desde aquela viagem que somos um grupo bem unido, que se diverte em encontros, jantares, cafés da manhã e também MUITO pela internet já que a distância física agora existe pois tem eu na Espanha e a Déa na Suiça. Mas apesar da distância a gente se quer muito e sempre estamos torcendo, incentivando e apoiando umas as outras.

A Ma, Marise, é super espiritualizada, querida, chiquéssima e super moderna. A gente adora admirar o estilo dela e claro, bom mesmo é conhecer essa pessoa querida, que admira a filosofia da vida e busca incorporar o lado bom, se auto analisando e buscando sempre equilíbrio. 

E desse nosso reencontro gostoso, ela me falou do gergelim. Que é ótima fonte de cálcio e de vitaminas. E que além disso ajuda no combate do colesterol e que é um poderoso antioxidante. A pele dela está ótima e ela acha que é por causa do gergelim. E o exame de densiometria óssea dela mostrou resultados bem melhores depois que ela  incorporou na dieta.

Curiosa, procurei na internet e não é que tá lá isso mesmo. Como eu preciso de cálcio (detesto leite), não tive dúvidas, fui lá e comprei um saquinho. E comi como ela recomendou. No pão, de manhã, passa requeijão ou queijo cottage e salpica de gergelim. 

Fica uma delícia, lembra aquelas bolachas cream crackers de gergelim, embalagem verde, antiga... Adorei!

E no dia seguinte comentei com a minha irmã que disse que a minha mãe sempre falou isso e que o bom é o gergelim preto, por ter mais propriedades medicinais. Ah, não tive dúvidas, voltei lá e comprei um saquinho preto para a minha irmã. No caixa, na minha frente, tinha um senhor comprando pacotes de linhaça, gergelim, aveia e cereais. Ele viu meu pacotinho preto e perguntou porque eu comprava o preto, contei toda a história e ele imediatamente trocou o pacote de gergelim branco dele pelo preto. Hehehe.

Eu continuo no branco, até acabar. Ah, e com casca, sem perde uns 80% dos nutrientes.

Ma, adorei a dica. Incorporada. Obrigada.

3 comentarios:

claudia dijo...

Adoro gergelim (sesamo aqui)! Sabe o que tbem estou viciada ? Semente de girassol... fica uma delicia na salada. E ta cheio de Omegas3, 6, 9 sei la!

judit kong dijo...

Semente de girassol!! Bom mesmo! Minha mãe come muito e quando eu encontro compro para ela. Aliás, minha mãe é uma fonte de dicas de saúde ambulante.
Agora não sabia que tinha os Omegas não, como porque acho gostoso! Vou procurar na internet e me entupir mais um pouco, agora por um bom motivo.

Bjos,

claudia dijo...

ah, e lembrei, vitamina E, fenomenal para ferilidade.... um perigo.