martes, 5 de mayo de 2009

Romero, rosemary, alecrim


Eu adoro comprar ervinhas e sempre ia na feira de Moema de domingo comprar. Tem uma senhora simpática que sempre me fazia um maço variado: hortelã, cebolinha, salsinha, manjericão e alecrim. Me cobrava um real. E uma vez, acho que deve ter sido com a chegada da primavera, me cobrou 50 centavos. Claro que dei um real. Imagina, aquilo fazia minha alegria da semana inteira.

Hortelã eu fazia chá. Gosto de chá sem açúcar mas o de hortelã faço questão de por um montão de mel, igual áquele que tem no Arábia.  Mel da casa dos pais da Ione, amiga querida que uma vez me presenteou com um vidro gigante e eu fiquei imaginando que ia levar anos para consumir aquilo, e no final, fazendo chá de hortelã, consumi o pote inteiro, até a última gota. Mel caseiro, maravilhoso.

O resto usava em tudo, com destaque para o manjericão que amo,  e eu punha em tudo mesmo, na salada, no molho, no chá, no sanduba...

Quando cheguei aqui, claro que fui procurar e para minha tristeza, a carência de ervas no inverno é enorme. Sempre tem salsinha, mas vendem alguns raminhos. Li uma receita de moqueca no blog da Dea, da Suiça e ela falava em meio maço de salsinha, e eu fiquei pensando quantos pacotinhos ia ter que comprar para dar meio maço. Ou teria que ir até o mercadillo onde o vizinho boliviano me dava um maço até que razoável.

E uma vez também no blog da Dea, fiquei surpresa de ver que ela pegava alecrim na beira do lago, falando que lá era mato e com uma foto legal. Fiquei pensando porque aqui não tem, já que lá é mais frio do que aqui.

Fui ficando com uma vontade enorme de comprar alecrim e por nas receitas. Uma vez comi uma bisteca maravilhosa, ao forno, num convite inesperado de uma amiga querida, a Lilica. Estava perfeita e feita com alecrim. Aqui tem muita carne de porco, eu mesma não sou de comer muito e nem lembro de ter alguma vez comprado isso no Brasil. Mas aqui tem bastante, bistecas lindas e me disseram que é uma carne bem saudável com pouca gordura. Ou por nas batatas ao forno...

Passei em 3 supermercados e não encontrei, no último que era um lugar de frutas e verduras a mulher me disse que isso se encontrava nas ruas. Na rua?! Lembrei da Dea na hora. Bom, claro que resolvi comprar lá no El Corte Inglés, no supermercado deles que tem de tudo, e realmente achei. Uma caixinha pequena.

Mas fiquei com isso na cabeça, que tem na rua e toda vez que saia ficava cheirando os matinhos que ia encontrando. Principalmente perto do metro que tem um terreno enorme que agora tá cheio de mato e flores do campo.

Ontem fui correr, nem tenho corrido muito mas é que o tempo agora está maravilhoso e não resisti em sair, andar e correr um pouco.  Aqui em Madrid tem um anel verde para ciclistas de 60 km, dá uma volta na cidade. Passa aqui do lado de casa e estava bem cheio de pedestres, corredores e ciclistas. E não é que to correndo, fiquei olhando aquele monte de moita e resolvi ir cheirar. Voilá!! Alecrim. Finalmente.  

Voltei falando pro Manu "soy una tonta". Procurei tanto e o negócio ali no meu nariz. De montão. Todas esses arbustos verdes são alecrim. Ou "romero" em espanhol. Rosemary em inglês. 

2 comentarios:

claudia dijo...

Olha Ju que em casa tem uma moita enorme (voce vai ver quando vir para ca)- tem cheiro de alecrim mas nunca tive a lembranca de perguntar pro jardineiro que poda a grama (ele conhece tudo!). Eh uma coisa enorme, gigantesca, na minha cabeca nao pode ser alecrim porque parece arvocre com tronco e tudo! Mas vai ver ne? Aqui o manjericao (albahaca...) tem folhas enormes e se usa em salada.... A Rucula eh esquisita (mas tem gosto de rucula). O Agriao (se chama "berro" - muito engracadao nao? fico imaginando um monte de gente comendo e berrando...)) eh tao pequenininho que parece o manjericao do Brasil, A espinafre nem se fala - nao tem aquele veludinho das folhas.... Sabe do que tenho saudades??? Chicoria ou "escarola" para os paulistanos.... Nao tem aqui, snif... Mas, voltando - sera que a minha moita eh alecrim????

judit kong dijo...

hehehehe, ai Clau, só vc.

A moita é gigantesca mas não tem tronco não. Descobri ai se é e quando eu chegar, faço umas batatas ao murro com alecrim e alho.

Aqui não vi muito esse tal de "berro" mas tem muito "canonigo" que é bem parecido mas dizem que é típico aqui da Europa.

Bjoca.