viernes, 29 de mayo de 2009

Dicas para tirar passaporte

Nao tem jeito, tem que entrar no site da polícia federal, ver a relação dos documentos, preencher o formulário, imprimir e pagar a guia de recolhimento e marcar na polícia federal para entregar os documentos. Mas...

1) Eu preenchi o meu normalmente. Fui fazer para a minha irmã e não aceitou de jeito nenhum a data do RG dela. Liguei para o telefone que consta no site e me disseram para não entrar no site da receita via Google e sim digitar o endereço no seu navegador. Ok, tentei dessa forma mas também não deu certo. O bom foi que ela disse que dá para não preencher o RG e na hora de entregar a documentação eles preenchem lá. E assim foi, sem a informação do RG.

2) Eu moro do lado do Shopping Ibirapuera, queria marcar na polícia federal de lá. Nenhum horário disponível. Conforme orientação do site, fui para o próximo local, Shopping Eldorado, nada. Fui para o próximo, Lapa e consegui marcar para daqui há uma semana. Mas fiquei inconformada de ter que ir até lá. Como fui comprar um presente no shopping Ibirapuera, resolvi passar na polícia federal e perguntar. Ela me disse que as 18:00 liberam-se horários. Beleza! 18:00, eu na frente do computador. E não é que é verdade? Todos os horários do dia seguinte livres! e outras datas também!

Resumo: formulário preenchido, guia impressa e paga na segunda. Horário marcado para terça. Quinta recebo email dizendo que está pronto. Sexta, hoje, está na minhas mãos. Tudo feito aqui no Shopping, do ladinho de casa, fui andando.

Fiz o mesmo para a minha irmã, na receita de Campinas. Tudo rapidinho.

Hope it helps.

2 comentarios:

claudia dijo...

Mana, Brasil eh primeiro mundo em um montao de coisas. Para ter uma ideia eu ja tenho a residencia definitiva da Argentina (demorou uns 3 meses). So que ainda nao tenho o RG daqui. Muito menos carteira de motorista. Porque? Porque a central que emite o DNI(RG) esta atolada de pedidos e eu tenho "turno" para abril de... 2010 !!!!. Eh mole?? No Brasil o MArcelo consegui a residencia E o Registro de estrangeiro em uns 35 dias. Mais 2 semanas e tirou a carteira de motorista.

Karen's updates dijo...

Pais organizado eh outra coisa. Estou de partida para Amsterdam hoje, um dos motivos eh que meu passaporte esta com menos de 6 meses de validade - e, pasmem, recebi uma carta do Governo Holandes atentando para o fato. Vou amanha a prefeitura, nao tem fila, entrego minha foto e um formulario, pago, daqui 5 dias uteis esta pronto. Claro que eh muito mais facil,sao soh 16 milhoes de habitantes... e nao esquecer que eles inventaram o Big Brother is watching you!!!!
beijos