martes, 12 de mayo de 2009

No one will know. Except you

Tem um filme antigo que eu vi uma vez só, mas ouvi uma frase que nunca esqueci. O filme é Contato, com a Jodie Foster. Ela é uma doutora que fica monitorando o espaço em busca de sinais de vida. Até que ela começa a ouvir códigos e sai em busca de financiamento para o projeto pois nos códigos decifram a construção de uma máquina que crêem que podem levâ-los a uma outra dimensão. Depois de todas as dificuldades, finalmente ela consegue o apoio financeiro e estrutural, a máquina é construída mas ela não é a pessoa escolhida para a "viagem". Acho que o chefe dela, que nunca tinha acreditado no projeto, quando vê que o projeto é real "passa a perna" nela e faz tramóia para ir no lugar dela.

A cena que eu gosto é uma cena curta, onde eles se encontram, ele prestes a subir na máquina, e ele fala para ela, "sinto muito, mas o mundo é assim", meio que se desculpando e ela responde "sempre achei que o mundo é o que fazemos por ele".

Esse foi, talvez, o começo da minha crença que sim, somos agentes e fazemos diferença. Tem gente que diz que somos 6B, que não é um filme baixado na internet que vai fazer diferença, que não é um saco plástico a mais que vai acabar com o mundo... Eu respeito, não sou chiita. Também faço coisas que não são certas, não sou perfeita, nem quero ser, mas tento manter uma linha.

E escrevo isso porque li uma coisa que adorei, que quero por aqui. Li no blog do Denis Russo, da Veja: "Você tem consciência verde? Parabéns. Mas ninguém vai saber disso, a não ser você mesmo. Ninguém sabe de verdade o quanto você recicla, o quanto você economiza, o quanto não desperdiça, o quanto você ajuda. Ninguém sabe se as bitucas de cigarro que você já jogou na rua ao longo da vida dariam para encher o piscinão do Pacaembu. Ninguém sabe quanto de lixo você produz, e menos ainda quanto poderia produzir. É assunto seu, privado, para você resolver à noite, na cama, com a sua consciência.

Bons sonhos."

É um compromisso seu, com vc mesmo. Que, para mim, impacta o bem coletivo. Abaixo o modelinho que ele tirou de um outro site, da MyGreenConscience.



3 comentarios:

claudia dijo...

Ju, concordo e aproveito para corregir : ninguem sabe, so voce... E SEUS FILHOS!!! (e os filhos deles... e o seus filhos.... etc...). Eles espelham tudo o que voce faz.

vandreza dijo...

ju, este seu lexto lindo me lembrou do gandhi "devemos ser a mudança que queremos ver no mundo". bj e até sabado!!! eba

judit kong dijo...

Clau,

ojalá !!

Van,

sabe que essa é a frase que eu mais gosto? Fiquei na dúvida se punha junto ou deixava para um próximo posting. Mas vc acertou em cheio.

Bjos