viernes, 6 de febrero de 2009

Amigo não se escolhe, amigo te toca a alma


Eu tenho uma amiga que eu amo. Simplesmente amo e falo isso em alto e bom tom. O bom do ser humano é que tem capacidade para amar várias pessoas, né? Eu exerço esse direito!

E uma coisa que escrevo aqui me faz lembrar uma coisa ali. Eu escrevi que não sabia falar inglês quando entrei na GV.

Aprender inglês foi um longo processo para mim. Não tanto pela gramática, mas pelo bloqueio. Achava muito difícil e enrolado, aquela língua no meio dos dentes... Poxa vida, eu quando criança falava pranta, praneta, prano... Sabem como descobri que falava errado? Um dia eu tava lendo um texto na classe e ficava umas risadinhas no fundo. Ai perguntei para a minha amiga que sentava atrás "o que é tão engraçado?" E ai ela me falou, e  me explicou a diferença e eu não percebia! Demorei para entender e mais ainda para falar. Hoje, se eu estiver muito distraída, ainda solto um ou outro. E lembro que na época que eu tava aprendendo, me policiando, comecei a falar plazo, plancha... um horror.

Logo no começo, na GV, deram um livro para ler em inglês. Um livro inteiro. Peguei meu dicionário e fiquei lá, traduzindo palavra por palavra e devo ter demorado algumas horas para ler umas páginas. E fiquei reclamando para a Alezinha. 

Sabe o que ela fez? Me deu a melhor aula de inglês que tive na vida. E mais do que isso. Sentou do meu lado, abriu o livro e foi lendo e traduzindo para mim. Nunca esqueci isso. Ela me falava assim "vc não precisa saber o que cada palavra significa, se vc entender algumas e tentar entender o sentido da frase, vc acaba até entendendo o que essa palavra que vc não sabe significa. " Eu uso isso até hoje, quando começam a falar comigo em espanhol, eu não sei o que tudo significa, mas tento entender o que a pessoa quer me falar. Funciona! 

Mas ela não precisava ficar ali me traduzindo o livro, mas ela ficou, e matamos senão o livro inteiro, boa parte dele. Que alívio!

E eu vivo e convivo com ela até hoje. Ela some umas semanas mas ai ela me liga e fala assim, toda fofa "eu sei que eu sumi mas to PRECISANDO te ver e tomar um chopp." Sim senhora! É pra já!

Eu fui madrinha do casamento dela e é uma das poucas amigas que continuam casadas. Tem duas filhas lindas e maridão. E me admiro como ela se reinventa. Qdo as coisas começam a não ir bem, lá vem ela, de cabelo novo, roupinha nova e novas estratégias. Seja no trabalho, seja no relacionamento, seja no lado pessoal e espiritual. Quantas pessoas tem essa força?

E ela me deu um presente tão maravilhoso quando eu vim. Ale, espero usar muito. Eu chorei qdo ela me deu. Pelo significado, pelo valor, pelo bem querer.

Te amo!

3 comentarios:

claudia dijo...

ai, agora tem que me contar o que ela te deu.... nem que seja por email!
Que saudades de voces todas!

judit kong dijo...

Por email! bjoca

Anónimo dijo...

Eu tambem fiquei curiosa!!! O que foi? hehehehe...