martes, 3 de febrero de 2009

Amigos expatriados, imigrantes, em temporada internacional

Ontem eu fiquei em casa. Não sai, não fui nadar, nem fui no supermercado. Nada, nada. Uma ligeira indisposição e resolvi não tirar meu pézinho de casa. E achei um luxo. Em tempos normais, de trabalho, vc levanta, toma banho, põe a roupa, toma café ouvindo o rádio para não perder a hora. Nem para pensar que não está bem. Eu pelo menos era assim.

Então, fiquei na internet. E falei com alguns amigos que estão morando fora também. E fiz a seguinte contagem:

1) Clau Domenici. Irmã, mana, roommate, guru, companheira de tantos anos e dos próximos anos de vida que vamos ter, não tenho a menor dúvida. Uma das mulheres mais brilhantes que conheço,  atualmente casada (maridão!) com dois filhos absolutamente lindos. Depois de morar comigo em Sampa, em Miami, no Canadá, em Sampa de novo, em Indaiatuaba ufa... atualmente morando em Buenos Aires, Argentina

2) Ka Monesi. Tão irmã qto, tão mana qto, de inteligência rápida, mordaz, humor irônico. Aliás, sempre a achei inteligente demais para se encaixar nos padrões normais. Depois de morar em Indianópolis, Amsterdã e sabe lá mais onde, visto que língua não é um problema para ela (qtos vc fala? 7?) ela agora tá em Sarnath, na India. Trabalho voluntário, construindo uma escola!

3) Lu Wiadacz. Chegávamos na Fedex e na sequência: café, almoço, café da tarde. E baladas, e dá lhe fins de semana em Maresias. Irmão e amigo. Esse vejo tão raramente! Mas me orgulho de ter sido madrinha do seu casório, Lu! Casado, paizão de uma menina que tem os olhos do tamanho do mundo! E olha que a mãe tem olho puxado que nem eu. Atualmente morando em Memphis, Tennesse - USA

4) Patty Wulkan. Dona do maior sorriso do mundo, de uma alegria que contagia. Ela morou na Itália, e eu nunca fui visitá-la. Ela hoje mora em New York. E eu AINDA não fui te visitar. Virou "senhora" recente. Senhora Dale. Não sei quem dá mais risada com isso, se ela ou eu. Do tipo que não muda não, casada ou solteira, é fofa do mesmo jeito.

5) Dea Assunção. Sabe quando vc vai num retiro de yoga e sai com um monte de amiga? Pois foi assim que conheci a Dea. Nunca vou esquecer dela falando com os olhos brilhando do namorado, hoje marido, que tava estudando fora. E não é que tudo virou um sonho lindo? Ela casou, o casamento mais lindo que já vi. E agora tá aqui pertinho, em Lausanne, Suiça.

6) Andrea Margit. Essa eu não falo há um tempão. Mas não importa. Vai morar sempre no coração. Uma vez ela chegou um bom tempo atrasada, eu esperando alucinada. Abro a porta do carro e ela olha pra mim e diz "desculpa Juju, mas o relógio andou mais rápido do que eu". Como ficar brava com uma pessoa assim? Espero que nesse momento vc já tenha achado seu apê ai no Rio. Ela tava até agora em Washington, USA. Também nunca fui visitar.

Eu poderia ficar aqui horas, falando de cada uma dessas pessoas.  Como a vida é rica, como a gente vive coisa com as pessoas. Era só para ser uma contagem rápida!

Aliás, pensando bem... to em falta com todo mundo. Nunca fui visitar ninguém! Bom, esse ano eu vou começar a me redimir. Vou começar pela Déa que tá aqui pertinho, passagem comprada! Depois a Clau, dessa não consigo fugir. Os outros??!! Hanging there! Aguenta ai, que eu vou tentar.

Me impressionou a quantidade de amigos fora. Mas to falando de amigo, não são conhecidos não.  Gente com quem eu convivi anos, de dividir a vida, de compartilhar alegrias, tristezas, momentos. 

Quer saber? Viva msn, viva skype. E que caiam os preços das passagens!

Adoro vcs! E se eu achar, e qdo tiver paciência (paciência mesmo, porque tempo eu tenho!) eu coloco foto de todo mundo!

PS: eu inicialmente ia escrever isso para dizer uma coisa e acabei esquecendo. Bom, uma das facilidades digitais para ajudar a matar a saudade:

http://veja.abril.com.br/arquivo.shtml

É a Veja digitalizada, na íntegra, no formato da revista. Todas as edições estão abertas, menos a da própria semana. Mas ver a Veja inteirinha com uma semana de atraso, eu não vejo problema algum.

1 comentario:

Anónimo dijo...

Muito bacana quando vc fala dos seus amigos. Apresentando cada um deles, vamos todos nos conhecendo, e formando uma rede - a rede da Ju, conectada.