miércoles, 11 de febrero de 2009

Mercadillo

Quem me conhece sabe que eu adoro feira.  Aaadoooro. Eu adoro andar no meio daquela gente toda e ficar olhando a quantidade de cores, formatos, cheiros, tipos... Eu quando viajo sempre entro no mercado para ver as diferenças.

Em Sampa, as vezes ia no Ibira e na volta passava na feira, comprava umas coisinhas e comia pastel. 

Quando cheguei perguntei pro Manu, onde tem uma, "nem ideia". Claro, homem. Bom, sem querer eu descobri um, fica ao lado do centro comercial (que aqui significa o nosso shopping) do bairro que é o único lugar onde eu me aventuro a ir sozinha de carro. A gente mora perto da estrada a M40 e tem tanta saída que eu morro de medo de ir parar em Bilbao entao nem saio muito de carro. Até porque estacinar no centro é um horror, um dia eu explico.

Eu qunado cheguei, comprei 3 quilos de laranja e 2 quilos de mexerica, o Manu ria e perguntou quem ia comer tudo aquilo. Vinha tudo em saco, não tive muita opção. Quer dizer, dava até para comprar menos, mas era o mesmo preço. Comi aquilo de manhã, a tarde, a noite... é que eu adoro as laranjas e mexericas daqui. Elas são super doces e não tem semente alguma.

E eu fui pro mercadillo. E exagerei, óbvio. É que aqui vendem as coisas de uma forma diferente. Laranja, limão, mexerica, banana é tudo por quilo. E não é um quilo não, vendem 8 quilos de laranja por $4euros, 4 quilos de mexerica por $3 euros e por ai vai. 

Comprei tanta coisa no mercadillo que ficava pensando, o Manu vai me matar! Mas eu queria comprar champignon e vendem por quilo. Comprei um. Mexerica eu procurei até encontrar alguém que vendia só 2 quilos. Tomate comprei 2 quilos também. Freson (morangão) comprei 1 quilo também e foi assim com abobrinha, pimentão, cebola... Eu tava de carro, carregar não ia ser o problema.

Bom, o Manu não me matou ficou até feliz que comprei bastante morango porque 
ele adora. Ufa!!! E ai eu descobri que um quilo de champignon é muito! Já fiz estrognoff, risoto, champignon recheado, pasta com champignon. E ainda tem na geladeira. Eu 
nunca tinha feito champignon recheado, amei! Fácil e fica uma delícia. Virou acompanhamento de tudo que faço aqui. Até enjoar, o que deve ser agora.

Tomate é só cortar no meio e colocar sal, alho picado, um fio de azeite e salsinha do meu vizinho boliviano. 

Champignon tem que tirar o cabo e colocar um pouco de sal, uma gota de shoyo e uma de azeite. O cabo pica e refoga com alho e o que tiver na geladeira. Eu li que em geral é bacon ou presunto. Eu pus pedacinhos de peito de peru. E por cima, tem uma coisa que eles vendem aqui que é pão ralado, que deve ser a nossa farinha de rosca. Eu não compro de jeito nenhum porque está escrito que é pão ralado. O efeito psicologico para mim é imenso, porque pão eu compro quase todo dia e pão velho tem sempre. Então ralei e pus em cima. Comprar pão velho eu não compro!

E fica uma casquinha crocante! Precisa de uns 20 a 30 minutos de forno.

Hehehe, trico feminino. Sorry! 

5 comentarios:

claudia dijo...

Eh incrivel como cada pais tem especialidades ne ? Ai sao laranjas e mandarinas (pela foto...). Aqui sao as peras, ameixas, uvas e pessegos. Tava na verduleria ontem e a menina que me atendeu falou "mas as frutas do Brasil sao muito melhores! Manga, abacaxi, mamao..". Aqui nao tem estas frutas e tenho saudades. Mas nunca comi pessegos tao bons na minha vida. Tem que desfrutar o que tem na mao ne?

dijo...

Juju, cariño!!! Recebeu meu email de niver todo escrito em espanhol????? rrrsss Fiquei uns dias sem entrar no blog e já tem tanta novidade!! Tô adorando! Gostei muito desses tomates e champingnons! Já anotei a receita. Vou fazer pras meninas e pra Déa quando ela vier ao Brasil, já que o encontro será na minha casa!!! Ao menos, será a entrada antes da pizza, pois não sei cozinhar como vocês duas!!!! rrrsss Não dá pra vc dar uma fugidinha daí e estar aqui no dia 07 de abril????? seria um enorme prazer ter vc aqui junto da gente!!! Besitos!!! Saudades!!!! Denise.

judit kong dijo...

Clau,

isso mesmo, naranjas e mandarinas. Sabe o que eu senti falta outro dia? Maracujá! pra fazer salmão, para colocar na salada de frutas. Para comer com mel. Mas como vc disse, aprender a apreciar o que eles tem de bom. E aumentar o leque de coisas boas que queremos na vida.

De, to com a Dea aqui. Estamos morrendo de saudades. E ela tá aqui fazendo delícias para gente, como sempre! Comer, beber e viver (como o filme chines).

Bjos e saudades. A Dea manda beijos tb, duplos aqui no blog.

claudia dijo...

Ju, maracuja faz falta mesmo. Sabe o que eu fiz? Da ultima vez que minha mae veio me trouxe 5 garrafas de suco concentro Maguary. Quebra o galho...

judit kong dijo...

Clau, vc não acha que tua mãe tá meio velhinha demais para vc transforma-la numa contrabandista???!!

Bjos,