domingo, 22 de febrero de 2009

Suiça lll - Esquiar, comer, passear



A primeira coisa que o Manu perguntou quando disse que queria ir para a Suiça foi se íamos esquiar nos alpes suiços. Vamos! Eu não esquio nada, aliás mal paro de pé. Mas eu adoro ir esquiar e ver tudo. As paisagens são sempre lindas, morros brancos, com pessoas deslizando como se fosse a coisa mais fácil do mundo. E um silêncio! A primeira vez que fui foi numa estação há uma hora de Madrid, La Pinilla, um dia de céu claro, sol, absolutamente lindo. 

Em Les Mosses, na Suiça, é um pouco diferente. Tem tanta neve que as pessoas praticamente saem de suas casas esquiando. E vc vê de tudo, coisas que eu nem sei o nome, como um esqui que parece uma mini bicicleta, umas pranchas grandes para andar na neve... Ou seja, eles aproveitam a neve até o último. Coisa mais linda ver criança pequena (pequena mesmo, de 2 e 3 anos) já com esqui nos pés. Deu para ficar embaixo enquanto a Dea, o Rogerio e o Manu subiram. 

O tempo estava mais fechado, nevava, e as vezes batia muito vento. Mas ver tudo branco é uma visão diferente para nós brasileiros.

O legal é que nem dá para sentir frio, vc tá sempre se movimentando, as roupas são realmente boas. Espero um dia conseguir deslizar, suave e silenciosamente por aqueles montes brancos.

E claro, que depois vêm aquela fome, mas havíamos esquecido que era dia dos namorados! E não tínhamos feito reserva nos restaurantes. A Déa ligou para alguns e nada e resolvemos arriscar, fomos até Gruyere (sim é uma cidadezinha, onde se fabrica o famoso queijo) e mesmo no caminho íamos perguntando e a resposta era sempre não. Tadinha da Déa, como ela que perguntava levou um montão de não, de todos os tipos. Mas ela tem fé, falava que íamos encontrar afinal ir até a Suiça e não comer fondue, não pode.

E no primeiro restaurante em Gruyere,  conseguimos! O primeiro fondue do Manu foi o mais típico possível!

Infelizmente não deu para conhecer o castelo da cidade porque era noite. Deu vontade de voltar para conhecer e descobrir o processo de fabricação do Gruyere, fiquei apaixonada pelo tema. Adoraria produzir um queijo. Quem sabe um dia. E tem gente que não gosta de queijo. Conheço uma pessoa que não gosta nem de queijo e nem de tomate. E ele tinha uma namorada na Italia... 

E falando em comida, impossível não falar do jantar que a Déa fez na casa dela onde experimentamos o que para ela virou a pizza do domingo, em vez de pizza ela come Vacherin,
um queijo redondo, que vem numa forminha de madeira, duro por fora, mole por dentro, quase um requeijão. Ela faz uns buraquinhos, joga vinho branco, um pouco de alho, forno e enquanto ele vai derretendo ela cozinha as batatas. Eu acho incrível como a Europa em geral consome batatas. Fico pensando o que comiam antigamente, já que a batata é originária da América. E depois é só jogar o queijo derretido em cima das batatas!

E no nosso último dia de Suiça, fomos conhecer o Lac de Joux, um lago que fica há uns 40 minutos de St Sulpice e que congela! É um lago enorme e ele é aberto durante o alto inverno para as pessoas passearem e patinarem. A Déa tinha posto uma foto dela patinando no blog dela e eu achei absolutamente lindo. Fomos conhecer ao vivo e ele realmente impressiona, mas tinha bandeiras vermelhas, não se pode mais andar nele. 

E no horário marcado, lá vem o trem! Hora de voltar! 

Déa e Rogério, sem palavras para agradecer. Foi tudo nota 10! Amamos, obrigada!


Que vocês possam aproveitar e desfrutar muito a vida na Suiça!

5 comentarios:

Karen's updates dijo...

mana, como diria o Clodoaldo, Suíça é lugar para ir "de dois", ou seja, muito bem acompanhado. Os franceses dizem que é o lugar mais "aburrido" do mundo! Eu nunca passei do aeroporto de Zurich, mas gostei do que você descreveu, embora ache que muito provavelmente o Clodoaldo tem razão. :-)
Mudando totalmente de assunto: não sei porque mas enquanto lia seu blog me lembrei de uma balada meio barca-furada em que o Zaque (spelling???) ficava falando para o DJ: "Vai, Japonês". Lembram-se disso, Clau/Ju?!
Momento Nostalgia no blog da Ju!
baci, besos, beijos
Saudades tamanho XXL
Ka

claudia dijo...

Ah, sacanagem para os suicos! Os americanos tem a mesma ideia dos canadenses - que nao sabem se divertir, que sao caipiras. Eu adorei os canadenses, tem um super respeito (real e nao constitucional como nos US) pelo proximo, pelo ambiente e aceitam as diferencas como riquezas. Nao conheco os suicos mas adoraria entender o que os faz ser diferentes. Agora essa da balada... Nao foi num lugar no Itaim ? Se for tenho fotos para comprovar..(o Omar, ZAKE, Ka, Ju, Andrea Margit, Carla). Ah que vida simples que era aquela! E eu me achava gorda ! Vejo as fotos e nao acrediro como era magrinha! Porque a gente sempre tem ideia equivocada sobre peso hein ?

judit kong dijo...

Meninas,

Clodoaldo? O baladeiro? é capaz de achar Ibiza chato!

Eu admiro organização, bom planejamento, coisas que funcionam e agora que vivencio isso, admiro mais ainda. E olha que to na Espanha, um dos países mais atrasados da Europa Ocidental. Mas com certeza, Suiça tem que ir a dois, é tudo tão fofo!

Agora, eu lembro bem dessa noite sim. Era meu niver! Lembro que o lugar não era grande coisa mas lembro que nos divertimos muito. Graças ao "vai japones, vai japones" Bons tempo!

Clau, gorda?! Vc? Eu canso de dizer que mulher faz muito drama, prefiro viver com homem!

BXO

Karen's updates dijo...

Eu sempre gostei de organização; depois da minha temporada nestas terras, IDOLATRO. E quero mais! :-)
Essa história de peso no Brasil é quase uma doença; eu vejo os websites e só falam de dieta, corpo, peso etc. Até mesmo Estadão e UOL. Outro dia uma senhora brasileira estava aqui e me disse que a filha era gorda - eu falei: mas ainda existe gordo no Brasil?! Logo, logo vai dar cadeia ser gordo. Não teria tanto problema esta preocupação com o corpo mas o problema é que é SÓ ISSO!!!! E o resto?!
Beijos
PS - Clau, quem é Carla que estava nesta festa? ai, a memória...

claudia dijo...

Ka, acho que a Carla era uma amiga da Andrea, uma de cabelo curtinho... foi ver se mando pra voces as fotos. Olha, finalmente na vida nao me preocupo mais com peso nao, mas eh incrivel lembrar que pensava que precisava emagrecer. Uma loucura ! Aqui na Argentina esse tema eh complicado - eh o segundo pais do mundo em anorexia (depois da Inglaterra). As argentinas sao re-flacas, tipo perna de gambito. Eh claro que me preocupa com a Na na hora da adolescencia... Trabalhamos muito desde ja para evitar ideas equivocadas sobre o corpo.