lunes, 16 de febrero de 2009

Notícias do mundo

Sou aquariana. E dizem que os aquarianos são pessoas independentes, que prezam a liberdade e que no geral são pouco convencionais. E por ai vai, um montão de elogios como fazem para cada signo. Mas tem uma coisa que sempre me chamou a atenção. O fato que os aquarianos tem muitos amigos diferentes e incomuns. Isso eu sempre achei uma verdade, só ver a quantidade de amigos que tenho e o que eles fazem.

Eu recebi uma visita na quarta, dia 11, véspera da viagem para Suiça. O Oli está vivendo em Barcelona e veio ver alguns contatos aqui em Madrid e aproveitamos para nos ver.

Bom, ele chegou há 10 dias em Barcelona. Antes estava em Darfur, Sudão. E ele é argentino. Ele foi trabalhar com ajuda humanitária internacional junto ao UNJLC (United Nations Join Logistics Center). Tem como objetivo de vida, trabalhar para gerar recursos que permitam  a igualdade social. Ficou um ano lá. E agora quer cada vez mais aprofundar isso. 

Eu não sei o que é viver em Darfur, nome que me traz na memória as palavras inóspito, seco, quente e morte. Genocídio. Guerra civil. Horrores. Onde a vida não vale nada.  Eu não faço idéia do que é viver lá. E eu não iria para lá nem se me dessem uma passagem.

Mas olhando o Oli, ali, tranquilo, falando de como era viver lá, do trabalho que eles faziam, fiquei pensando em como o mundo tem sorte de ter pessoas como ele, dispostas a ir lá para ajudar. E senti um pouco da decepção também dele. Porque toda guerra tem interesses. E lá não é diferente. Guerras movimentam economias, geram empregos, geram poder. E essa é a história do homem. 

É chegada a Era de Aquário, que rezo para que traga mudanças. Que se faça e se escreva uma história diferente. 

Ás vezes me sinto impotente quando vejo as grandes desgraças que correm no mundo, não entendo a fome quando vejo a abundância que existe no mundo. Hoje vejo milhões de dólares sendo injetados na crise. Onde estava esse dinheiro? 

Não tenho dúvida que a crise tem várias origens, mas creio que cada bônus dado pelas grandes empresas contribuiu para esse monstro devorador. O salário dos grandes CEOs, dos grandes executivos saíram da esfera do normal. E isso se permeia nas corporações, há metas a serem batidas e cada um quer o seu também. Ambição. Somos seres ambiciosos. 

E eu passei uma tarde ótima, ouvindo um bom amigo falar de uma outra realidade. 


E eu passei os últimos dias na Suiça. O mundo me choca. Os contrastes são gritantes. Talvez ai esteja a riqueza da minha vida, poder ver o mundo, nem que seja através dos olhos de outros. 

Valeu, Oli. Adorei a visita. 

4 comentarios:

claudia dijo...

Ai que saudades de voces... Muito legal voce se encontrarem por ai. O mundo ta cada vez mais pequeno. Quanto a crise, tem o lance dos altos salarios, etc... mas nao podemos esquecer que estas pessoas sao poucas quanto comparadas a enorme classe media americana que se endivida ate o ultimo centavo, troca de carro todo ano, joga fora a geladeira, micro ondas, para comprar um ultimo modelo... Muito lixo e desperdicio. Claro que o alto consumo gerou emprego e mais alto consumo... Nao sei quanto deveriamos consumir, mas esta claro que este modelo de desperdicio nao deu muito certo...

judit kong dijo...

Mana, foi muito legal. Liga ai pra gente fofocar.

Tem toda razão qto ao consumismo. A receita agora é reduzir, reciclar e reutilizar!

E vida a viva simples, por mais difícil que isso seja. Sou testemunha.

Bjos

Anónimo dijo...

Oi Ju! Eu vou procurar escreber em portuñol. Adorei, como sempre, falar com voce e verla umas horas. Acredito que voce esta em um momento da vida muito intenso e nao tem prisa... tudu o que voce escolha em esse estado sera certo e positivo.
Abraco da suo vecino (neighbour),
Oli

judit kong dijo...

Oli, eu que adorei ter te visto e saber um pouco de vc.

Obrigada pelo incentivo e pelas palavras que vc disse. Me fizeram super bem.

Estou torcendo pelo seu projeto. E se precisar de ajuda é só dizer.

Bjos, vizinho!