martes, 10 de febrero de 2009

Brazo de Gitano (Es) - Rocambole (Br) - Pionono (Ar)

Eu resolvi fazer rocambole. E aí lembrei que na época da facu a Karen trazia uns rocamboles maravilhosos! A mana mandou a receita e a Clau deu uns complementos. 

Sexta à noite, lá fui eu fazer. A receita diz para fazer na batedeira. Claro que aqui não tem batedeira, não tem nem liquidificador! E a mana, mais do que engraçada diz, "é fácil sim, se eu sei fazer, tem que ser fácil"ai, olha que responsa. "E se não tem batedeira, COOMMMPRRAAA" Sim, senhora e vou por o treco onde?! Quando cheguei até tinha espaço na geladeira. Lá tinha muito espaço, mas eu já enchi ela, viu? 

Portanto, vai na mão sim. E lembrei que quando criança eu fazia isso. O "trabalho sujo" ficava para os menores, eu e meus irmãos descascávamos castanhas portuguesas no natal, desfiávamos peito de frango para fazer coxinha na pastelaria e batíamos bolo! 

Se bem que não consigo lembrar a última vez que fiz um bolo. Quando morava com a Clau, ela fazia uma sobremesa coringa, que era brownie com sorvete. Mas o brownie era da Betty Cook, de caixinha. Ficava uma delícia. E era na mão, também não tínhamos batedeira. Se bem que de caixinha acho que não precisava ficar batendo claras em neve.

Bom, bati, fiz. E tudo rapidinho, o Manu ficou impressionado. Mas tive que fazer o recheio de chocolate. E ai demorei mais tempo do que para fazer o pao de lo. Brigadeiro mole, demora demais. Da próxima, vai duro mesmo. 

Ficou lindo! Devoraram. A Chouli disse que quando se faz bem uma vez, cria-se uma expectativa e agora tem sempre que fazer e fazer melhor. Uma mulher sábia. Talvez eu devesse ter comprado mesmo. Gosto de cozinhar, mas ter obrigação de cozinhar é outra coisa.


Valeu, mana!

8 comentarios:

claudia dijo...

Tem razao, cozinhar nunca deveria ser por obrigacao. Mas confesso que mesmo quando tenho que fazer algo, sinto algum prazer, pois no fim eh algo que voce faz para alguem, ne ? Nao me considero uma Marta Stewart mas ja nao faco mais brownies de caixinha... Simplesmente ADORO cozinhar. Mas descubri que amo cozinhar com a cozinha limpa, com musica, com todos os gadgets,e, principalmente e mais dificil, sem meus filhos me interrompendo a cada 5 minutos (mae me trz agua, mae me poe um filme, sao tantos "maes" ....). Fico feliz de voce comecar a se entregar, porque cozinhar eh uma entrega - voce na verdade nunca sabe como vai ficar, tem que acreditar e ter fe... Pode deixar que te mando umas receitinhas show.

claudia dijo...

Bueno, cultura culinaria nunca eh demais. Aqui o tal brazo de gitano se chama... PIONONO !

Anónimo dijo...

Juju,

continue com seu blog que esta muito bonito, muito gastronomico, muito amigo, muito remember e muito muito vc.

daqui a pouco seu hobie vira trampo e isso tudo com muito prazer...

bjs novamente de su distante amigo
Kiko

judit kong dijo...

Clau, vc sempre cozinhou muito e maravilhosamente bem. E vc tem toda razão, é uma entrega, e um prazer gerar algo bom. Eu gosto de começar colocando uma taça de vinho que vou bebendo enqto faço. Me relaxa!

Kikão, vc nunca vai ser amigo distante! Alias, falando em remember, eu alguma vez te disse que vc foi a primeira pessoa que eu conheci na GV? Nos conhecemos na fila da matrícula, lembra?

Adoro vcs!! Saudades

Anónimo dijo...

Oi Ju,

lembro sim, lembro também que teve o Bedel que atendeu a gente que era uma amor (esqueci o nome dele). Ele era meio careca, meio cheinho, um senhor de idade...
Enfim, somos amigos de 2a chamada, he, he, he...

bjs e té +

Kiko

judit kong dijo...

Kikão,

eu lembro dele sim, um senhor muito querido, tb não lembro o nome.

Segunda chamada, primeira grandeza em amizade. Whatever, importa o que a gente faz com o que temos na mão.

Bjoca

Anónimo dijo...

Jujuba, vendo seu blog com tanta coisa gostosa, lembrei dos nossos almoços aqui no CENU.... Ai, que saudades!!! O seu rocambole ficou lindo, parabéns...uma sugestão para incentivar seu lado gastronômico e não ocupar muito espaço acho que você poderia comprar um mixer, é super prático, ocupa pouco espaço, substitui a batedeira e é um coringa na cozinha. Super beijos
Ana Paula

judit kong dijo...

Aninha! Que delícia ver o seu comentário. O mixer realmente é uma boa idéia mas o problema continua, pouco espaço para guardar as coisas. Mas eu vou ter que acabar comprando um no final. Por enqto estou namorando os modelos. E vendo o que eu vou tirar para por isso.

Bjos!